quarta-feira, 20 de maio de 2009

A amizade

Parece nome de redação de primário, né? Mas, é assim que quero começar, com a pureza das intenções presente no coração das crianças. Acho lindo como as crianças podem ser amigas sem ser namoradas. Não é legal?! Até na adolescencia ainda dá para fazer isso. Depois de um tempo, porém, parece que tudo fica mais difícil, e, crescer parece um processo que nos rouba a inocência, a pureza...

Reencontrei a pureza quando descobri que a vida é um dom sagrado. E o próprio valor do sagrado ganhou um significado diferente pra mim. Deus não era mais uma literatura ou uma força de expressão quando espantáva-me com algo ("Meu Deus!"), mas um ser real. Uma Pessoa - em três - para ser mais exata.

A partir dEle todos os outros amigos foram possíveis pra mim, pois compreendi que cada ser não é um número, ou "mais um na multidão", mas, cada pessoa é um ser especial, um irmão. Nem sempre isso é perceptível na vida. Como diz o Pe. Fábio de Melo em "AMIGOS - somos muitos, mesmo sendo dois" (recomendo aos que ainda não leram!) às vezes precisamos das lentes de aumento do Amor (dom Divino) para poder enxergar a vida e tudo o que nela contém, tal como ela é "um milagre".

Bom, ontem, assistindo ao filme "De volta para ao presente", onde o protagonista ficou 35 anos com sua família presos em um abrigo nuclear (recomendo também para quem ainda não assistiu). Quando os suprimentos acabaram, ele precisou sair do local par acomprar mantimentos e foi toda uma descoberta de mundo novo. Admirável mundo novo...

Enfim, o que mais me chamou a atenção foram os valores que ele havia preservado. Respeito aos mais velhos, amor pelos pais, respeito ao próximo, a crença na sinceridade da palavra proferida...teve uma fala do filme em que duas pessoas estavam achando que ele só poderia ser louco em agir assim.

- Eu perguntei para ele o porquê ele era educado...Ele respondeu que é assim porque ser educado é uma forma de dizer às pessoas que estão a nossa volta que nos importamos com elas.
- Sério? Ele disse isso?
- Sim, mas o mais absurdo está por vir? Sabe com quem ele disse que aprendeu a ser assim?
- Não.
- Com os pais. Amiga, nem me lembro o rosto dos meus...

Enfim...pra mim, estranho é você não aprender coisas boas com seus pais :)

A amizade foi um ponto muito discutido no filme também. O desinteresse em fazer amigos. Digo, sem esperar nada em troca, pela simples alegria de ter pessoas companheiras ao lado e por isso fazer o mundo do outro melhor. Devo esse olhar especial a Deus, sei disso. Mas, se o Amor é a lente, os aros que sustentam Ele são meus amigos. Fico feliz por isso, por conseguir enxergar que existe pureza na fase adulta da vida.

Um viva aos amigos! Aos novos, velhos, reais e virtuais. Todos! Um abraço, e até a próxima eucaristia.

"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro"

Eclo 6,14





4 comentários:

  1. Ola Amiga
    Quero agradecer a Deus por Ele ter sido maravilhoso e ter colocado em minha vida uma irmã tão especial como você. Nas pequeninas coisas que vamos vivendo em nosso dia Ele vai escolhendo pessoas maravilhosas para passarem a escrever sua história nas paginas em branco de nossa história. Você é esta irma que um dia tive a graça pelos caminhos de Deus ti conhecer e hoje ja escreveu algumas paginas que estavam em branco na historia de minha vida e caminhada. Obrigado pela sua amizade, sinceridade, fidelidade e carinho para com este seu pobre amigo.
    Deus ti abençoe cada dia mais em toda sua vida e em todas as suas amizades. Continue sempre sendo o lapis de Deus a escrever a sua história em muitas paginas de amigos que Deus colocara em sua vida.
    Abraços
    Regis/Reginaldo

    ResponderExcluir
  2. Há tantos motivos para louvar e são poucas as palavras para expressar! Pois a amizade é como um dom impregnado precisando de um dispertar de amor dentro da cada um... Um suspiro divino que nos leva para longe! Crer e ver que cada criatura é imagem e semelhança de DEUS onde a amizade está estampada precisando de ternura e sinceridade. Sábias palavras de Santa Virginia da Ilha (Rogai por nós) e o que me chamou mais a atenção foi o crescimento da leitura aonde DEUS nos mostra que não precisa ser pessoas "envolvidas" para ser amigos... Uma realidade até um pouco absurda onde nossa cultura nos leva a compreender o que é oposto e inverdadeiro. Quem está em DEUS descobre o amigo!

    Inté...

    Márcio Roberto
    Banda Católica Oz Piradinhos

    ResponderExcluir
  3. Será que realmente sabemos ser amigos sem esperar nada em troca?
    Talvez agora, como cristaos que somos, nao esperamos dinheiro, fama, interesse; mas no fundo, esperamos carinho, atençao.
    Quero ser livre, livre de relacionamentos que me aprisionem. Quero que o amor de Deus seja o unico necessario em minha vida, que esse amor liberte-me de tudo que viv ate hoje.

    ResponderExcluir
  4. Gerusa, o amor e amizade (primo-irmãos) não existem quando não há comprometimento. Quando me referi a não esperar nada em troca, falei no sentido de não esperarmos o que podemos ganhar com algo. Nesse sentido. Afinal, que amizade poderiamos querer com alguém que não podemos ver e morreu na Cruz. No entento, queremos tê-lo como Nosso Melhor amigo. Por outro lado, nenhuma relação funciona sem isso. Logo, a liberdade não consiste em você NÃO ESTAR RELACIONADA com alguém, mas, no fato de você, ainda que comprometida, sabe respeitar o outro e você mesma. Deus nos liberta a proporção que nos abrimos não somente a ele, mas ao outro. A Cruz, sinal de nossa libertação, possui duas vertes, uma vertical (encontro com Deus), mas também uma horizontal (encontro com o outro, com o próximo). Não podemos esquecer disso se queremos viver a verdadeira liberdade...

    ResponderExcluir

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...