domingo, 9 de janeiro de 2011

Batizados para quê mesmo?

Hoje a missa na Sede da RCC de São Luís do Maranhão foi singular, celebramos o belíssimo momento do Batismo de Jesus nas águas do Rio Jordão e lembramos os compromissos assumidos em nosso batismo. A celebração do Batismo de Jesus finda o ciclo natalino. Para os que não estão acostumados aos termos liturgícos e católicos, vou tentar explicar de maneira simples (depois vocês podem recorrer com mais riqueza de detalhes e citações no Catecismo da Igreja Católica).

Uma vez que o Natal é o período em que a Igreja lembra a encarnação do Verbo e Seu nascimento, após o Natal, temos ainda a celebração da Epifania de Jesus, que é a manistação dEle ao mundo. Poderíamos fazer uma analogia com as tradicionais visitas que os bebês recebem ainda na maternidade, que os apresentam ao mundo, pois todos vão ver o novo habitante do planeta. Então, no caso de Jesus a visita dos Reis Magos tem todo um caráter Divino, porque não se trata de mais uma criança que nasceu, mas o Filho Legítimo de Deus Vivo. O Salvador, Princípe da Paz, que levará a salvação ao mundo.

Então, seguindo, acontece o batismo de Jesus. Pula-se da apresentação do Menino, para a vida pública dEle. Já não mais criança, pois no Batismo no Jordão, Jesus já é um homem formado. Após o batismo, nos Evangelhos, vê-se que Jesus segue para Sua missão, a missão para a qual Ele veio ao mundo: salvar todos os homens e salvar o homem por inteiro.

Bom, explicando tudo isso, de forma breve, quero dizer que o dia de hoje é especial por vários aspectos para todos os cristãos. Pois, não é um simples ato social (apesar de ter usado comparações aqui de ritos de passagens em nossa sociedade). Não, não é somente isso, é muito mais! O Batismo de Jesus representa para nós uma lembrança viva de nossos compromissos com Deus. Afinal, só somos cristãos se nos batizamos e se nos batizamos, se nos tornamos cristãos, nossa vida aqui na Terra precisa ter um significado, um quê a mais. Isto precisa estar sempre muito claro em nossas vidas, do contrário, perde-se o sentido da mesma. Pois, se um dia nascemos para uma vida nova em Deus, como família de Deus, nas águas do batismo, se fugimos de nossa pátria, perdemos nossa identidade. E perder a identidade sempre foi um fator complicante.

Bom, voltando ao fio da pergunta do post "Batizados pra quê  mesmo?". Em primeiro lugar, é importante em dias de relativismo religioso e indiferentismo, lembrar que ninguém é obrigado a ser batizado. Você é batizado não para cumprir um rito de passagem na sociedade, mas para entrar para uma pátria celeste, a filiação divina. Quem é batizado deixa de ser criatura e passa a ser filho de Deus. "Uma aguinha faz isso?", os menos esclarecidos (mas nem por isso recriminados, pois é compreensível hoje em dia a ignorância sobre o tema) podem perguntar. Não, não é uma aguinha que faz diferença, mas o poder espiritual que isto lhe confere.

Explico: a palavra batismo vem do grego baptizein que significa mergulhar. O mergulho subtende alguém imerso por algo, no caso, água. A água tem uma simbologia toda especial para a Igreja. Lá em Gn 1, 1-2, logo no começo da narração da história de Deus, conta que no início do mundo o Espírito de Deus pairava sobre as águas, que se tornaram fecundas por isso e deram origem à vida (nao quero entrar em detalhes de big bang, blá, blá,blá, ou outra teoria criacionista, quero me deter aqui pura e simplismente às explicações doutrinárias, pois são elas que nos farão entender o significado do batismo ao qual estamos nos referimos - "como você vê o mundo define o que você é".).

Para o povo hebreu, que habitava em desertos, a água sempre era sinal de vida. Já para o povo judeu, a imersão nas águas era sinônimo de purificação, limpeza. Quando João Batista começou a batizar, acrescentou um elemento novo: a conversão.

O batismo então, simbolizaria uma mudança de vida, uma mudança de atitude. Com o batismo de Jesus, que em si não precisaria se batizar, visto que é o próprio Deus, Ele (Jesus) deixa de exemplo para seus seguidores a necessidade do batismo para uma vida nova nEle. Só quem era batizado no batismo de João era quem aceitava sua doutrina: "Um Reino do Céu instaurado na Terra, mas apenas para aqueles que acreditassem no Evangelho e buscassem a conversão". O que significaria acreditar no Evangelho? Aceitar que Deus Pai criou o homem, por Amor, para o Amor e com Amor. O mesmo se desviou do caminho de amor do Pai, mas nada ficou perdido, foi-nos enviado um Salvador (que nasceu no Natal, lembra?), que veio para nos tirar do pecado. Pra isso, precisamos receber Seu Espírito Santo. O mesmo que desceu sobre o Cristo no dia do Batismo no Jordão e o mesmo que nos torna filhos de Deus (Eis meu Filho muito amado, em quem ponho minha afeição) no dia de nosso batismo.

Veja, mas fazer parte da família de Deus dá-nos direitos, assim como dá-nos deveres também. Um deles é frequentar nossa casa, nossa benção, a Igreja. O que não é de jeito nenhum uma obrigação forçada, pesada, mas uma alegria. Isso nos leva a querer fazer do mundo uma grande família, anunciando a outros que eles também podem ser filhos de Deus. É um direito deles! E dever nosso anunciar!

Então, somos batizados por isso! Por que um dia, nossos pais aceitaram uma fé, e por saberem que esta fé é a correta para nós, transmitiram-na aos seus filhos e nos tornamos uma grande e linda família de Deus.

Não foi assim com você? Você nem sabe o porque cargas d'água seu pai que é agnóstico e sua mãe que é kardecista te batizaram? Enfim, isso é matéria para outro post.rs. este ficou grande, mas espero que tenha ajudado. No próximo falamos sobre o que nossos pais nos fazem passar :-)

Deus abençoe a todos nós! E que nosso batismo possa ser renovado no dia de hoje. Amém.

Bjs. Fantástica Vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...