terça-feira, 12 de maio de 2009

Novas Amizades, Novas Relações...


( Ironicamente (ou não).rs..escrito no dia 13/04 e postado dia 12/05. Amanhã é meu niver.rs..)

Well, well... vejam como são as coisas, estava pensando hoje em algo para postar. Queria falar sobre esse meu mal (ou seria bem?) do “time” (lê-se “taime”.rs.) ou “tempo”, como preferirem chamar.

Sim, já que a proposta deste espaço (dentre outras coisas) é levantar reflexões sobre aquilo que na vida é fantástico, mas às vezes passa despercebido a olhos nus, então, hoje queria refletir sobre o “tempo”, invisível pelos olhos, mas percebível pelas conseqüências, estragos e benefícios que faz.. Ah! O tempo...

Para muitos cruel, para outros a solução, e para uma comunicóloga do séc.XXI, tal como podem ver em meu perfil, esse tão discutido, ressignificado e transgredido conceito, o “tempo”, dá panos pra manga. Mais que isso, dá livros, blogs, artigos, teses, dissertações, conversas de botequins e de MSNs, enfim, temos vários ângulos para abordar sobre esse amigo...

O principal poderia ser a quebra dele. Com as novas tecnologias da comunicação, conceitos como tempo e espaço foram mudados. Tudo hoje é pra “ontem”, pra “instantes” (que o digam as conversas instantêneas.rs), para frações de segundos.. e quanto a isso, confesso, meu “chip” orgânico não foi programado (li outro dia um “manual de blogueiros modernos”, desconsidere os palavrões – eu nunca os chamaria, e odiaria ouvi-los, mas...o texto dá pra aproveitar)...está acostumando-se aos poucos e não se nega a aceitar as novas formas de sociabilidade...mas funciona em um tempo próprio...E, para o mundo da instantâneidade ele caminha a passos de tartaruga às vezes...quiçá de lesma.rs..uma lesminha correndo, diga-se de passagem J

Bom, não é que penso lento, prefiro dizer que tenho um modo de pensar próprio. Não tão imediatista – embora saiba ser assim quando preciso tomar decisões que não disponham de tanto espaço de tempo – e muito generosa no quesito pensar sobre os acontecimentos...

E, levando-se em consideração tudo isso, foi engraçado os elementos que me conduziram ao post do blog de hoje (que foi pensado no dia 11/04, escrito no dia 13/04 e só hoje foi postado.rs..). Elementos aparentemente sem conexão um com o outro, mas ao mesmo tempo intimamente ligados.

A carta do Papa Bento XVI, publicada no início desse ano para a comemoração do 43º Dia Mundial das Comunicações, foi o que acendeu o pavio para essa reflexão que explode (aos poucos, pra variar) em mim. O tema da carta é “Novas Tecnologias, Novas relações – construindo uma cultura de respeito, de diálogo e amizade”. Tema bem piegas para o mundo atual. Mas é fundamental que seja refletido.

Daí, hoje, lembrava do meu blog. Sou um blogueira neófita. Iniciei nessa arte (acho que posso chamar assim) por pura curiosidade e urgência da área. Somente. Aos poucos estou construindo a casa. Um dia pinto as paredes de uma cor, no outro coloco um sofá, um tapete, construo um cômodo...tudo para fazer o local ficar aconchegante, e sei, tem risco de quando terminar ou achar que terminei, talvez precise mudar de casa. Afinal, o blog apenas um elemento novo dentro desse mundo virtual.

Apesar disso, de tudo o que escrevi aqui, vou continuar. A minha maneira, afinal, não gosto de ditaduras. Não nasci nessa época. Não concordo em ter que me render a novas tendências pelo simples fato de serem novas e todos irem seguirem sua correnteza.

Então fico aqui, construindo amizades...laços, dialogando com quem chega e visita esse local. Hoje queria acolher – tardiamente, diga-se de passagem.rs..- meus seguidores. Sim, eu os tenho. Não é lindo!? Um deles, inclusive, motivou esse post de modo particular. Renatto Neves. Assustei-me quando entrei no blog hoje e o vi. Não por ele ser feio J Mas, por acha-lo parecido com o ator global Wagner Moura. Fui retribuir a visita também. A sua casa (virtual) também é muito acolhedora. Bem pós-moderna e mais adiantada que a minha.rs.Mas, de muito bom gosto e profunda...com imagino ser a alma do dono.

A todos que me seguem um grande e fraterno abraço. Como disse Exupéry “Procuro amigos”. Penso como Bento XVI, esse é o meio de fazermos amigos, mas por ser virtual, não precisa ser superficial. Há como se criar laços, mesmo por aqui.

Deus os abençoe ricamente. E, como Deus criou o espaço virtual muito antes de internet sonhar em existir ( a comunhão dos santos) encontro-me com vocês na próxima Eucaristia, no coração do Pai.

Bjs. Vi

Um comentário:

  1. UAU. Não sei o que elogio primeiro, se sua simpatia, sua vontade em fazer amigos, ou o qt vc escreve divinamente bem. Fico lisonjeado em ter vc como minha nova leitora, e ter gostado do meu blog. Adorei o seu. Além de ser uma escritora sensata, você tem Deus no coração. E justamente isso é o que falta no coração de todos. Não te sigo atoa, imaginei que você seria justamente essa pessoa que está demonstrando ser.

    Mais uma vez parabéns pelo teu blog, pela tua simpatia, pela tua devoção e, claro, pelo teu aniversário! Felicidades!!! :D

    ResponderExcluir

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...