quinta-feira, 11 de junho de 2009

Amor tem idade?





Esse é o casal do filme "Ensina-me a viver" (1971). Era da época em que Sessão da Tarde não era Hollywood mas era o sucesso :)


Lembro de ter assistido esse filme quanto tinha uns 9 anos...e nunca esqueci. Conta a história de um jovem de 19 anos, Harold , suicída em potencial (se vivesse hoje diria que era um emo.rs.), que vivia simulando suicídios por brincadeira e visitava funerais de pessoas que não conhecia...tinha uma idéia fixa por morte , era quase um encantamento.


A mãe, uma dama da alta sociedade, vivia arranjando várias pretendentes para casar o moço...e um belo dia ele se apaixona por Maude...uma adorável mulher... de 79 anos.


O filme é uma comédia romantica muito bonita. A versão americana tinha o nome de "Harold e Maud", no Brasil ganhou a tradução (posso chamar isso de tradução?.rs.) "Ensina-me a viver". Particularmente, prefiro o título em português, passa mais a essência do filme. Um ensinou o outro a viver. Ambos cresceram...o filme fala de vida, a mais pura e linda vida.


Agora essa foi apenas uma introdução para nosso mote de hoje. Bom, eu acredito que para se relacionar com alguém, homem-mulher, mulher-homem, existe um limite de idade sim. Não uma idade estabelecida, fixada, "a partir dos 15, 18", "não pode entre 15 e 30", etc. Não é isso. O que me refiro é a maturidade da pessoa...E apesar de maturidade não estar relacionada a idade, acho pouco provável que uma pessoa com 13 anos (como a jovem Eloah), no mundo de hoje, consiga entender o amor fora da cama. Digo isso por acompanhar os desastres de namoros novos, que com raras exceções acabam aí.


Alguém muito novo dificilmente sabe o que é o amor. O amor é uma descoberta de anos e dores em nossas vidas. O como diria Exúpery no livro O Pequeno Príncipe ao falar do amor da rosa que não compreendia, "mas eu era jovem demais para saber amar", dizia ele. E com 15 anos, prometendo ir pra cama às custas de uma jura de amor boba ao namorado, ninguém sabe o que é amor! Acreditem!


Aprendi com Deus que o amor tem formato de Cruz e que a vértice parceira dele é o sofrimento. Amar e sofrer são duas vérticeses da Cruz, inseparáveis, na qual sem elas o amor não é perfeito. Amar não é sentimento. E isso não se aprende quando se é novo...aprende-se com tempo, com experiências...


Quando se é novo não se quer sofrer. Se quer morrer se tiver que sofrer por amor. Se quer sumir, fugir quando não se é correpondido...sofre-se mais, mas sofre-se errado. O sofrimento redentor é aquele que olhamos para o ser amado, e entendemos que a felicidade dele ou dela, consiste em estar bem. E estar bem nem sempre significa ter passado só por coisas boas, situações pisitivas na vida. Pode se estar bem quando tudo deu errado, quando tudo não foi como esperávamos que desse...porém, entendemos que o foi o melhor. Que foi bom ter dado errado, pois assim todos estão bem. Amar é saber dizer "não" e saber dizer "é o fim".


"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará..." I Cor 13, 4-8.


Acredito que o amor ficcional de Harold e Maud é possível na vida real. Apesar de ser novo, mas não temia o desafio de aprender, de crescer. E ela também. Quando procurava uma foto para o post de hoje, encontrei uma do Marcelo Camelo (30 anos) e Malu Magalhões (16). Acho que eu era a única pessoa que não sabia que ambos estavam namorando. Bom, os comentários foram hilários a respeito do namoro dos dois.rs...Mas um particularmente me chamou a atenção. Chamaram Marcelo Camelo de coroa. Que horror! Com 30 anos se é coroa huahauahah Viu o que disse sobre amor? Provalmente foi alguém de 15 ou 17 que escreveu a frase.rs..


Finalizo hoje, vésperas do Dia dos Namorados, parabenizando minha irmã Aline Ceres que aniversaria hoje, 17 anos :) E todos os casais de namorados que sofrem preconceito com a diferença de idade.


Quando tiverem dúvidas se amam, vão na primeira carta de São paulo aos Coríntiosm capítulo treze - a passagem citada hoje - troquem o nome de vocês pela palavra amor, e se descobrirem que não conseguem fazer nada daquilo no namoro, terminem, vocês não se amam! :) Só esperem passar o dia dos namorados, pois, terminar no dia dos namorados traumatiza.

Deus abençoe. Vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...