quarta-feira, 17 de março de 2010

Amigos


(Escrito há muitos dias e postado para não ficar em débito com o mote)

"Mas chamei-vos amigos..." Jo 15,15

Que interessante, Cristo quando quis dizer para seus discípulos que eles eram muito queridos e amados por Ele, não disse que os mesmos eram para Ele como irmãos, mas, quis chama-los de amigos.

Nos livros sagrados chega-se a falar até que quem tem Cristo como Amigo, tem amigos também fiéis e protação poderosa (Eclo 6, 21). Até mesmo Judas, o traidor, foi chamdo de amigo por Deus (Mt 26, 50a) e o que é curioso, Cristo disse isso justamente no dia em que foi traído. Que nobre da parte do Amigo Jesus, saber que o outro um dia é capaz de falhar, de errar..de fazer o mal que não queria, e não conseguir fazer o bem que se deseja.

Tem uma parte de minha história que gosto de contar cada vez que vou falar sobre o valor que dou a amizade em minha vida: quando eu era pequena (não faz tanto tempo assim.rs) lembro de um dia ter pedido a minha mãe que comprasse um amigo pra mim.

Eu era só, apesar de um ano de diferença em idade do meu irmão mais velho - e único até então, mas anos luz nos separavam pela forma como ele sempre extrovertido conseguia fazer amigos, e eu , sempre tímida, ficava encostada nos cantos pelas festinhas de aniversário que andávamos.

Eu não sabia dar nome aquilo que apertava meu peito, mas, hoje sei que era aquela dona chamada solidão. E doía, apesar dos poucos anos. Daí, um dia tive uma brilhante idéia: "Mãe, compra pra mim um amigo". Disse isso uma vez a minha mãe, quando via a minha vida e percebia que precisava da presença de mais pessoas para agregar signficado a ela. E dona Marlene logo respondeu (sorrindo) "Virgínia, não se compram amigos".

Bom, não fiz esse pedido por ter dinheiro de sobra para fazer tal proeza; e a verdade é que ainda que o tivesse, dinheiro nenhum compraria um amigo...Não existem amigos pra se comprar. Amigos são conquistas. Alguns de anos, outros de segundos de olhares, mas são conquistas. Entendi isso depois de grande.

Na adolescência - ainda sem amigos- lembro que por pura chateação resolvi que podia viver assim, solita. Fase que não demorou muito, pois foi quando encontrei Meu Grande Amigo e Meu Grande Amor: Jesus Cristo.

Ah, hoje sei o que o livro de Eclesiástico diz sobre quem tem a Ele como Amigo, todos os seus amigos são como tesouros. Encontrei um milhão de amigos. Sem essa de dizer "confio em poucos", "confiro no dedo em qual posso confidenciar-me", nã na ni na não, confio em todos, e com cada um tenho uma história. Literalmente, com cada um tenho algo que vivi, que partilhei, que sonhei, que realizei, que chorei, que sorri feliz. Em todos eles existe uma marca indelével que me faz olhar nos olhos e saber esse foi um presente que Deus me deu: meu amigo.

E quando falo amigo aqui, apesar de no masculino, não me remeto a gênero (pelo menos agora), falo de cada um e uma que faz parte de minha vida. Os novos, os velhos, os de infância, aqueles que passamos anos sem ver, mas quando encontramos temos impressão que minutos nos separaram. Enfim..ter amigos é um dom inegavelmente divino. Só Deus para ter feito os amigos. Só Deus...Eles são o humano amor de Deus, como diria pe. Fábio de Melo.

Pensei neles de forma mais presente por estes dias, quando em uma crise de ciuminhos (pra variar, elas têm me atacado muito nesses últimos 13 meses, e se alguém souber da cura, indique-me, por favor), vi que não podia retirar todas as mulheres amigas de perto de quem eu amava. Eu mesma sou uma das amigas diletas, confidentes, inseperável de vários homens; bendito fruto em vários sócio-grupos que faço parte (tal como na foto acima, e por isso a escolhi), e nem por isso temos algo a mais, por sermos próximos assim...

Então, decidi neste post falar da amizade entre meninos x meninas. Amizade pura, que faz crescer, que nos faz bem, e que o mundo não entende. E que eu mesma, em uma das minhas crises humanas (e nem um pouco divina) de ciúmes, acabei esquecendo que existe, e que é bom demais. Nos torna mais gente, mais fortes, mais puros.

Por isso, e por muito mais, que não cabe em um post, um grande abraço, a todos os meus amigos e amigas! De modo muito particular, aos meus amigos meninos (que não cito aqui para não correr o risco que não conseguir contemplar todos no post.rs), que com certeza colaboram para que eu seja a grande mulher que eu sou.

Beijos no coração de todos. Vi.

p.s- Já sei que estão tendo dificuldades em postar comentários. Estamos trabalhando para resolver o problema. Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...