domingo, 31 de maio de 2009

E esse tal de Pentecostes...

Hoje estava me questionando, porque o comércio não comemora Pentecostes?

Hoje a Igreja Católica Apostólica Romana celebra aniversário. Vive a Solenidade de Pentecostes.

Como não é uma data muito comercial como Natal e a Páscoa, onde o comercio explora significativamente, quase ninguém fica sabendo de sua importância...E o que é pior, além de transformarem em uma data comercial, ainda escolhem as maneiras mais absurdas de comemorarem. Por exemplo, no Natal, escolhem trocar presentes, e quase sempre esquecem o aniversariante, O Menino Jesus. Geralmente fica renegado ao presépio (quando tem) no cato da sala ou nos cartões de boas festas (festa de quê, mesmo?!). Isso quando Papai Noel não rouba a cena tb J Aff!

Se é Páscoa são os chocolates e o ingênuo coelhinho os escolhidos como coadjuvantes. E a celebração da vitória da vida sob a morte fica esquecida. E o sacrifício de Cristo, flagelado cruelmente, e crucificado pelos pecados da humanidade, para libertar o homem do seu próprio egoísmo, cede lugar, na sexta-feira da Paixão, para o banquete dos que “piedosamente” escolhem fartar-se com o bacalhau, em honra a sexta-santa. Por que é tradicional, claro J E desde a trocentésima geração sempre faziam isso J

Mas e Pentecostes?! Bom, poderia falar da momento do Cenáculo, onde os apóstolos, cinqüenta dias após a Páscoa, reunidos em oração com Maria, receberam a visita do Espírito Santo como forma de línguas de Fogo, e começaram a falar em outras línguas (At 2, 1-4). E a partir daí, sinais e prodígios começaram a acontecer, acompanhando a pregação deles, e várias pessoas começaram a se converter ao cristianismo. Que veio a se tornar a religião mais representativa do mundo, em termos de influência na história da humanidade.

Porém, falar de tudo isso, não vende. Não rende pauta (A propósito, não vi os jornalistas cobrirem as missas de hoje, nenhuma nota nos jornais - fora os católicos, claro - e nem um boletim informativo no Rádio). A culpa é da Igreja que não noticia? É, pode ser. Mas, também pode ser que a Igreja prefira ficar, por enquanto, no Cenáculo, entre irmãos, apenas com Maria, para poder se manifestar com todo o esplendor depois para o mundo.

Mas, como estou fazendo uma simbologia para “vender” um produto. Se eu fosse usar uma analogia para Pentecostes sobre o que celebrar nesse dia, diria que é dia de celebrar a vida. Não a vida biológica, e ao mesmo tempo sim, mas, uma Vida Nova. A Vida no Espírito. Seria a data de celebrarmos o dia de Nascer de Novo (Jo 3).

Então, se fosse usar para o comércio, promoveria uma grande campanha, tal qual a do filme “Corrente do Bem”, mas com o slogan “Nasça de novo HOJE”.

Como? Bom, é preciso que eu explique a data a partir da leitura do Evangelho desse Domingo.( Jo 20, 19-23) Anota aí, depois lê e voltaremos a conversar já já...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...