quarta-feira, 3 de junho de 2009

A difícil arte de terminar o que se começou...(parte I)

Eu sempre tive um problema sério para terminar as coisas que comecei. Haja visto o imenso número de reticências que insisto em colcar em minhas falas escritas.rs..Mas, não tenho vergonha em admitir isso, porque sei que existem em mim muitas outras qualidades que podem muito bem superar essa limitação. Mas, tenho essa limitação. Humildemente admito. Não me orgulho, mas admito. É bem verdade que é quase patológica, mas eu insisto em dizer que é só um defeitinho.rs..

Acho que tudo começou quando eu era pequenina e brincava com minhas barbies e breguedechos de casinha :)
Pegava todas as minhas bonecas e ia arrumar toda a casinha delas, utensílios, móveis, a casa e todas as outras coisinhas da casinha...Pegava até os carrinhos do meu irmão quando queria levar ela para passear. O problema era quando terminava de arrumar a casa. Depois de arrumar tudo e chegar a hora de brincar, eu havia cansado. Havia dado trabalho demais (cuidar de casa dá trabalho! Tão pensando o quê?.rs..). Então eu acabava guardando tudinho de novo. Isso quando não dormia sobre os brinquedos.rs.
Mas isso não é curioso. O curioso é que mesmo ciente de tudo isso ( e eu já sabia que isso cansava.rs.) eu sempre insistia em "brincar com minhas barbies" quando tinha vontade.
Bom, agora o que isso tem a ver com o post de hoje... Acredito que foi daí que comecei a ter dificuldades em terminar as coisas que começo na vida. E penso que isso só se dá porque insisto em fazer o que fazia com minhas bonecas. Não levo em consideração o trabalho que dá realizar algumas tarefas antes de começar. E, sobretudo, não meço o quanto estou disposta a levar adiante.
Por outro lado, fico pensando...(e aí vem minhas qualidades.rs..) Se eu for desistir das coisas que quero pelo trabalho que dá para conquistá-las, não começo muitas coisas boas na vida.
E o pensamento fantástico de hoje é esse: cuidar em terminar as coisas que precisamos finalizar. Mesmo as que dão MUUUUUUUUUUUITO trabalho (como subir essa escada aí da foto :D A propósito, vc vai entender a foto no fim do post ), como monografias, por exemplo, ou projetos ou ainda uma simples arrumação (trabalhosa) de quarto. Mas, tente terminar.
Já larguei a fase das bonecas, e penso às vezes que coloquei outras coisas no lugar delas. Mas, hoje, depois dessa análise com meu-divã-chamado-blog, coloquei uma coisa na minha cabeça. Quer dizer, duas. Uma só explico melhor na parte II :)
1º Você precisa terminar os ciclos que começa. Do contrário, acabará gerando insatisfações em tua vida. E, entenda, terminar nem sempre vai significar que as coisas acabarão como você planejou. No entanto, se você tiver dado o melhor de si o resultado final sempre será satisfatório. Tenha certeza disso.
Agora pra terminar, olha para escada de novo. Olhou?! Veja a dimensão do trabalho que dá subi-la. Já pensou o que é desistir chegando perto do topo? Ou mesmo estando pela metade? É loucura. Se você voltar, estará gastando o tempo que teria consumido para terminar a subida.
Pense nisso. Quanto a mim, já disse isso pras minhas "barbies" :)
Deus os abençoe! Volto no "A difícil arte de terminar o que se começou" parte II.
Lc 14, 28- 30
"E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo. Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la? Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar"

10 comentários:

  1. Aprenda a terminar coisas simples primeiro, seja fielnas pequinas coisas e logo terá termina tarefas enormes. Só comece. GERUSA ROSSE

    ResponderExcluir
  2. Um coisa eu te digo, saiba reconhcer suas limitaçoes (sei ate onde posso ir), mas saiba tbem q temos um Deus q nos carrega... Fora isso é fazer bem a cada dia, a cada hora..Quanto ao tempo: as vezes nos apressamos, temos uma corrida desenfreada por num sei bem o q? Pra que? Pra q correr, sem fazer as coisas com consciencia e na hora certa?

    ResponderExcluir
  3. :)Sim, Gerusa, é verdade! Isso que vc falou está relacionado ao meu post "A difícil arte de terminar o que se começou" parte II :) Obrigada por sempre estar por aqui. Deus te abençoe. Vi

    ResponderExcluir
  4. Caro leitor(a) anônimo(a).rs..confesso que fiquei agora com a sensação de que "ou você entendeu mais do que eu disse".rs.."ou estamos falando de coisas diferentes" kkkkkkkkkkk Mas, fico feliz com o comentário. Deus te abençoe. VI.

    ResponderExcluir
  5. levando em consideração que tu ja conhece tuas limitações, agora é só trabalhar, eu tenho o problema oposto, eu tenho a necessidade de terminar uma tarefa, e ate um livro, eu preciso ler até o fim,nao gosto de deixar as coisas pela metade, e entendo que td sao ciclos que precisam ser concluidos, mesmo que isso nao signifiquer terminado!

    ResponderExcluir
  6. :) É isso mesmo, Haphisa...nem sempre no fim do livro ele era o que queriamos. Mas, quando terminamos, é boa a sensação: cheguei ao final! :) Deus te abençoe, querida. Bjs.Vi.

    ResponderExcluir
  7. É Vi, mais uma vez o seu blog acerta com o desenrolar da minha vida...às vezes acho que ele é meu!!!rsrsrsrs, mas enfim!
    Terminar o que começamos, não ficar pelo o caminho, mas seguir em frente, alcançar o planejado(ou não!), cumprir metas...qual a pessoa que não tem isso? acho que nenhuma(só se for alguém que sofra de um desespero-fraqueza segundo um teórico da Psicologia)...mas, o ser humano necessita disso, tem sede em ter algo que dê sentido à sua vida: sonhos, o bjetivos, metas, planos...
    São os sonhos que nos fazem viver, lutar pra realiza-los...
    Tenho fissura por reticências(como podem ter observado,rsrsr), mas a vida me ensinou com muito esforço a terminar sim, o que comecei, mesmo que o inicio , o meio sejam totalmente do pensado inicialmente...
    Seja perseverante, não desanime no primeiro, segundo, terceiro...n...obstáculo que encontre no decorrer dos seus degraus da vida!
    Lute, persista e resista, e nunca, nunca deixe de sonhar! Pois o ssonhos nos fazem e impulsionam a viver!
    Celina

    ResponderExcluir
  8. :) Puxa querida, fico feliz com suas palavras. Afinal, o objetivo d"ofantasticomundodevi" é partilhar o fantástico de todos! Deus te abençoe. VI.

    ResponderExcluir
  9. Todo começo parece ser dificil, mas nunca impossivel. So consigo chegar ao alvo do meu objetivo se eu der o primeiro passo por mais que isso exija de mim algo que pareça impossivel. Faça o seu possivel que o impossível Deus irá realizar, por isso nunca desista de começar por que no final a vitória será certa e você poderá gloriar-se por ser um (a)grande vencedor (a). É passo a passo que conseguimos chegar no final da estrada alcançando ai o nosso objetivo. Uma otima e santa caminhada para você diante de tudo que hoje esta precisando dar um passo em tua vida. Comece pelo inicio e no final encontre o seu objetivo em Deus. Abraços Regis-São Paulo

    ResponderExcluir
  10. Valeu, amigo Regis! Deus te abençoe ricamente hoje e sempre. Bjs. Vi. Obrigada por mesmo longe nos acompanhar nesse Fantástico mundo.

    ResponderExcluir

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...