segunda-feira, 1 de junho de 2009

Quem não vive pra servir não serve pra viver

(foto de Nossa Senhora visitando sua prima Isabel. Maria: Modelo de serva)
Estou vivendo uma fase de “colaboração”. A saber, o texto de hoje foi escrito a duas mãos, para entenderem quem fez o quê, as letrinhas azuis são minhas, e as brancas dela.

Recebi (MA) uma colaboração de Gerusa Rosse (MG) para o blog, e achei interessante. Muito atual para os nossos dias. Fala sobre aqueles que querem servir...

Bom, a palavra servir remete a muitos significados dependendo do lugar em que esteja. Pode significar servir ao Estado, ao Governo, ao Exército, e uma infinidade de serviços que poderia listar agora, mas, queria ficar com dois exemplos de servir, por acha-los relacionados e seus significados parecidos, no sentido do “espírito da coisa”. Falo do servir à Deus e ao irmão através da Igreja, e o servir do voluntário no mundo secular.

Com uma pequena diferença, geralmente, o segundo modo de servir, basta como requisito você querer ajudar. Exemplo:
No Maranhão ultimamente o “sertão quer virar mar e o mar virar sertão”. Está chovendo deveras e com isso as áreas ribeirinhas e baixas estão alagando. Muitas famílias têm ficado desabrigadas e a solidariedade tem sido muito praticada. Pessoas têm doado desde alimento, roupas, objetos de higiene pessoal, até dinheiro e mesmo tempo. Qual o requisito? O que precisam fazer para isso? Só querer ajudar.

Já na Igreja, o serviço está associado a algo maior que a vontade de servir ao Senhor. Em alguns casos, claro. Dois exemplos é o pedido de busca de santidade, ou tempo de “caminhada” (maturidade na fé, tempo de conversão) da pessoa.

No mundo secular tem se incentiva muito a tarefa de voluntário. Existem empresas que costumam até premiar os funcionários que abrem mão do sábado ou domingo de folga para estar prestando serviços comunitários.

Pensando com meus botões...Pessoa maravilhosa é aquela que possui o dom divino de colocar-se a serviço do outro. Sei que no nosso mundo tão desinteressado por tudo, é difícil vermos pessoas que possuem a graça do amor altruísta. Aquele que dá-se sem medida e sempre esperar nada em troca. Raro mesmo.

Preocupar-se com o outro é um dom. Afinal, o que é o amor se não esse cuidar, estar atento às necessidades do próximo? Existe um autor da (hiper)modernidade que não lembro o nome agora, que falava sobre o cuidar do outro. O preocupar-se do outro nesses tempos. Ele fala como se isso fosse coisa nova, mas, Cristo há mais de 2000 fala disso, e chamou de AMAR.

Mas, muitas vezes não temos mais pessoas servindo, não por não existirem pessoas. Mas, pelo fato de se colocarem a disposição, ao serviço e não encontrarem uma acolhida. Isso acontece sobretudo quando as pessoas não julgam que elas têm aptidões o suficiente para isso.

Jesus escolheu sempre os piores, os que ninguém queria, os que a sociedade colocava a margem. Absurdo somente para nossos olhos humanos. Durante a caminhada Jesus ia os curando. Jesus não esperava que estivessem curados de seus pecados, de suas impurezas para que pertencessem a Igreja, para que se sentissem acolhidos, amados.

Fico pensando quando conseguiremos amar e acolher como Jesus, Ele nos pede tudo, precisa de trabalhadores para sua vinha, pois o mundo esta carente das palavras de Jesus, esta carente de afeto. Quando conseguiremos avançar para águas mais profundas? Quando conseguiremos repartir e compartilhar os dons que Ele nos deu? Não são nossos, são dons para servir.

Não nascemos amando. Aprendi que amar de verdade é uma decisão, pois precisamos acolher o outro do jeito que ele esta, do jeito que ele é, respeitando seus limites, sua humanidade.
Deus quer nos ensinar que às vezes os defeitos não estão no outro, mas em nós, que queremos amar o outro só se ele for do jeito que idealizamos.

O amor de Cristo não vê limite algum, é intenso, sem temor. Ele vai ao encontro de todos, vem ao encontro de nossa humanidade.

Que hoje Deus nos de a graça de amar assim, sem limites, intensamente, sem mascaras.Amor com o amor do próprio Deus.E que se concretize no servir o outro, e deixa-lo servir.


Isaías 49, 1-3
"O Senhor chamou-me desde meu nascimento;
ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome.
Tornou minha boca semelhante a uma espada afiada, cobriu-me com a sombra de sua mão. Fez de mim uma flecha penetrante, guardou-me na sua aljava.
E disse-me: Tu és meu servo, (Israel), em quem me rejubilarei."

2 comentários:

  1. De todo sofrimento, Deus pode tirar algo maior. O bom do meu sofrimento é ter pessoas que me escutem( Virginia, Tony, Gi, que me acolhem no meu nada) e que gerem frutos como um pedaço desse artigo, a saber nao escrevo nada, nem carta. gerusa

    ResponderExcluir
  2. Você é especial, Gerusa! :) E como pode uma pessoa especial gerar frutos diferentes. Deus te abençoe, querida, hoje e sempre. E que venham mais colaborações! Mais frutos seus. Paz. Deus te abençoe. Obrigada por ler o blog. Espero que estaja sendo uma experiência fantástica! :)

    ResponderExcluir

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...