sábado, 20 de junho de 2009

Último dia de competião no 32º Festival Guarnicê de Cinema do MA


Cheguei a poucas horas do Festival Guarnicê de Cinema e foi impossível não lembrar de minha época de estudante-caloura na Federal do Maranhão (estou prestes a me formar, em Nome de Jesus!).
Primeiro por ser a primeira vez que participo do Festival sem ser uma espectadora (nesse ano estou na equipe do Blog do Guarnicê) e segundo, porém não menos importante - muito pelo contrário, o vou escrever é até mais simbolicamente significativo pra mim - pelos filmes exibidos na noite de hoje.
Seis películas rodaram hoje no último bloco das mostras competitivas do Festival. Confesso que nesse ano uma reclamação geral foi a baixa qualidade dos vídeos e filmes que competiram. No primeiro dia de competição, o filme "blackout ", de Daniel Rezende que tem em seu curriculo produções como Cidade de Deus e Diários de Motocicleta foi o que mais agradou os cinéfilos de plantão, porém, a obra não concorreu pois estava em DVD, e inscrita na categoria filmes. Uma pena :)
Bom, desde esse dia até hoje confesso que as produções foram um caos! Percebi que fazer obras autorais demais e que requerem muita abstração acaba deixando as pessoas entediadas. Vendo a reação da platéia durante esses dois dias, com exceção de hoje ( e já já explico porque hoje foi diferente) entendo porque não há espaço para filmes alternativos - lado B - nos cinemas comerciais. Ninguém vai dar R$ 15,00 reais para assistir um filme que não te passe nada. A não ser que você seja um operário do cinema, apaixonado e entenda muuuuuito sobre fotografia, angulos de câmera, planos e trilha autoral. Enfim, as pessoas não vão para o cinema ver isso. Quem observa esses detalhes são os realizadores, só. Por esse motivo ninguém fica na hora dos créditos no cinema.
Gente, ninguém gosta de ser chamado de "burro" de maneira velada. Chega de filmes que ninguém entende, além dos autores e envolvidos! Isso não significa que não tenham mistérios, tramas, conflitos, narrativa boa, bom roteiro, bons efeitos, boa fotografia, mas, o desafio para os realizadores penso que é fazer isso tudo e chegar ao ponto das pessoas quererem consumir, no sentido satisfatório da palavra. Não falo "satisfatório" referindo-me a "gostar do filme", até porque as opiniões divergentes enriquecem, e são naturais. Mas o importante é oferecer as pessoas ao menos condições de terem opinião sobre, para poder dizerem se gostam ou não. Pronto, disse! (Salve, Ranatto Neves!)
Cruel o que estou falando? Mas é a verdade. Não digo que o cinema comercial deve ser algo terrivelmente massificante e perfeito para pessoas acéfalas assistirem. Não é isso, mas penso que há como você levantar reflexões também no cinema comercial.
Bom, agora, voltando aos filmes de hoje que me fizeram lembrar da ufma com saudades. A animação "Dossiê de Rê bordosa" conquistou o coração dos apaixonados por HQ, porém, um curta local chamou a atenção "REVERSO" do cineasta Francisco Colombo. Fazer ficção em uma cidade onde a cultura do cinema ainda é insipiente e onde não existe essa motivação é um desafio.
Há três anos, para suprir a necessidade de profissionais na área do audiovisual, esse cineasta começou a investir em seus alunos da Federal do Maranhão, formando assim um casamento que dalí por diante iria se transformar em fonte de boas produções. Do curta "O incompreendido" nasceu Carlos Benalves, como foquista e Nicolau Leitão (diretor e roteirista de Pesadelo Azul - MA), dupla dinâmica que tem realizado bons trabalhos na função que desempenham dentro do audiovisual como fotógrafo e diretor, respectivamente.
Tive muito orgulho dessa turma boa hoje. E reforço aqui a frase muito repetida durante esse Guarnicê de Cinema "Vida longa ao audiovisual no MA".
Ah, sim, não poderia deixar o post de hoje sem falar dela.rs.a única..rs Dossiê de Rê bordosa foi o filme hilário do bloco de hoje. Uma animação do diretor César Cabral, vinda da personagem de nome homônimo criada por ele na década de 70. Ah! vejam no link depois do contrário o post fica grande demais.rs.
Amanhã, nesse horário, estaremos sabendo quem foram os grandes vencedores do Festival Guarnicê desse ano.
Bjs, amanhã eu volto para contar.
Deus abençoe a todos. Vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...