sábado, 11 de julho de 2009

Sigam-me os bons!



"O modo como conversamos, aprendemos e abrimos nossa intimidade"...essa foi a capa da Revista época de algum dia desses, peguei no google e não quis fazer comercial logo de cara.rs..

Olha, não faz tanto tempo assim, quando eu tinha 16 aninhos, minha diversão era escrever cartas. Amava escrever. Passava tardes a fio, esboçando palavras, cortando figurinhas (sim, gostava de fazer toda uma colagem nas minhas cartinhas. Uma edição rudimentar, mas muito divertida). Aí, das cartinhas pessoais, passei para umas cartinhas do leitor, que acabaram virando quase que coluna no Suplemento Galera de um jornal local da minha cidade.

Ah, sim! E não poderia esquecer, telefone. Amava um telefone. Passava também horas a fio pendurada no aparelhinho conversando com pessoas mil. Mas, o mundo dá voltas, e com elas chegaram tantas outras formas de comunicação que alteraram sensivelmente a forma como essas relações passaram a ser estabelecidas, não só na minha vida, mas na vida do mundo inteiro, praticamente (há as exceções, claro).

Bom, como já comentei aqui, tenho um "time" diferente para aderir a essas práticas comunicacionais. O orkut, fui aderir apenas 2 anos depois dele ter virado uma febre no Brasil. Por puro preconceito, que não vem ao caso falar sobre aqui. Mas, o fato é que com relutancia, aderi a causa orkutiana. Viva as teias e redes de amigos :) Que me permitiu ver e voltar a ver tanta gente boa nesse mundo de meu Deus que não via há tempos.

O msn foi moleza, afinal, faltava pra ele se tornar prática diária em minha vida apenas a internet discada deixar de ser a única opção de acesso a rede. Aí, depois veio o flogão, com pouca intensidade (acho que pelo fato de querer postar fotos autorais, e não tinha - como ainda não tenho - uma digital para registrar os momentos), e o blog, que nesse ano se tornou um companheiro maravilhoso de todas as horas. E, agora, a nova: o twitter.

Ah! Eu soube dele assim que virou febre nos EUA. Mas, não aderi logo. assim como tudo na minha vida. Precisava ver uma razão para ele existir em mim. Primeiro porquê só tem versão em inglês (e eu achava que isso era condição sinequanon para tê-lo. Ledo engano.rs.) , e depois, porquê não via tanto sentido assim em ter essa mini agência de notícias sobre minha vida no ciberespaço. Mas, hoje (como tudo em minha vida) em uma simples conversa fiada de filosofia messengeana.rs. resolvi aderir a causa (obrigada, Alberto, eu acho.rs..@albertojunior). Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu twintto :)

O bom é que diferente do Orkut e do msn as pessoas não têm a mesma preocupação de esconderem-se. Pelo contrário! Olha, já sou até seguidora de Millor Fernandes e Roger do Ultrage.rs.(dã! ô vantagem.rs.)

A utilidade é bem clara para mim, agora. O msn é uma ferramente de comunicação com o objetivo de unir pessoas distantes de modo espacial em instantes necessários (Daí, serem conversas instantâneas). O orkut tem uma finalidade distinta, tem o objetivo de ser uma referência de você para uma rede de contatos. O objetivo, além de já manter vinculos feitos pelo ciberespaço ou extra-campo ciberespacial, é unir pessoas. Fazer uma verdadeira comunidade de relacionamentos. Com fins mil. O flogão ou flog (como preferirem chamar) tem como fim divulgar você, seus pensamentos, idéias, e seu universo simbólico e real através de fotos comentadas. O blog, une fotos, vídeos e textos ao comentário pessoal de quem é proprietário do mesmo. Pode funcionar como um jornal pessoal de quem escreve.

Agora, e o twitter? É uma forma a mais de agregar valor a comunicação e relação pessoal . Sim, eu disse pessoal. Diferente dos outros meios já mencionados, o twitter pode ser comparado com uma agência de notícia pessoal. Pessoal pelo fato do proprietário poder alimentar com assuntos relacionados ao universo do mesmo (o que não significa necessariamente somente dele, pode se, também, de conhecidos ou assuntos que o twiteiro julga importante. Ah! Detalhe, não se posta textos. Publica-se (no sentido literal da palavra) frases que simulam basicamente o que as pessoas fazem com as frases do msn, deixando recados, pensamentos ou simplesmente o que você está fazendo naquele momento. Exemplo: "não posso falar agora! Estou on, mas estou no banho :)" e eticetara.

Bom, para encerrar esse post (que ficou longo), concluo com alguém especial que tem o maior número seguidores do twitter (e fora dele) do planeta. O que mais me deixa feliz em seguir. Ah! Aproveitem e sigam-me!

"Se alguém me quer servir, siga-me" (Jo 12, 26)


Um comentário:

  1. Eu hein, bastou apenas tu aderir a causa pra estimular uma pesquisa sobre o tuiter? kkkkkkkkk
    Então, muito se discute sobre qual a finalidade do uso desta nova ferramenta. A mim, que estou viciado, ela não funciona como construtora de um perfil virtual, mas dá pra você selecionar quem seguir de acordo com o que aquela pessoa acha interessante postar, como Cacá Rosset que agora vive colocando fotos do seu cotidiano, tem aqueles que adoram esculhambar Sarney, tem os que se autopromovem como "vejam meu show", e tem aqueles que usam também como bate-papo [eu ando fazendo isso indiretamente :)]
    Mas o mais interessante é a linguagem que você acaba se moldando pelo limite de caracteres que vocÊ publica. É um bom exercício de texto sobretudo pra quem trabalha com comunicação, mais especialmente pra quem se interessa por comunicação online e texto em rádio.

    Como te disse, esse tuíter-coisa-do-inimigo agora me domina toda vez que entro na internet.
    Vamos ver se enjoamos dele com a mesma rapidez que aderimos a ele.

    #beijomeliga

    ResponderExcluir

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...