quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia Internacional dos Homens


Sou mulher e sei da importância da figura feminina para a humanidade. Geradora de vida (não sozinha, claro), zelosa, delicada, presença suave no mundo, gentil e flor que perfuma a vida, somos uma porção de tudo o que Deus poderia pensar de bom para uma pessoa que seria responsável por guardar em seu ventre a propagação da espécie.

Mas, confesso a você que com tanto movimento feminista, e muitos totalmente contrários a Sã Doutrina da Salvação - cito aqui o "Católicas pelo direito de decidir", eu fiquei pensando no fato de que o homem também precisava ter um dia para se lembrar dele. Afinal, se é pelo ventre da mulher que a humanidade tem a garantia de continuar, é na virilidade do homem que a mulher encontra solo fecundo para cumprir sua missão.

Os homens e o mundo não seriam os mesmos sem as mulheres, mas, sem os homens, não teriamos motivo para sermos dóceis, femininas, inspiradoras. Precisariamos um dia da figura firme do homem, da masculinidade peculiar do gênero. O que seriamos de nós mulheres sem um ombro masculino para chorar, sem os braços aconchegantes e fortes para nos proteger e nos lembrar a fortaleza do Senhor ao nosso lado. Sem a razão e objetividade necessárias, quando nos perdemos em divagações em momentos impróprios. O que seriamos de nós mulheres sem as testosteronas e toda a revolução e delineação de masculinidade que estes hormônios traçam no homem? Seriamos menos feminias, isso com certeza.

Se é verdade que Deus nos deu a graça de sermos o que somos para ser ajuda adequada para o homem, seriamos menos sem eles no mundo. Pelo simples fato de não ter para quem dar nossa parcela de contribuição. Não teriamos os filhos, não seriamos esposas, não seriamos irmãs, não teriamos gênero.

As vezes chego até a achar engraçado o discurso de alguns grupos com a questão de existir um terceiro sexo. Deus É perfeito, e como tal fez tudo perfeito em sua utilidade e missão. Se bem soubessem, veriam que há beleza, complementariedade e perfeição nos dois sexos opostos por natureza, atraídos por missão. Um terceiro bagunçaria o universo, desarmonizaria o mundo.

A vida sem os homens seria imperfeita demais. A quem iriamos - nós mulheres - sensibilizar? A quem acalentar nos braços quando se quisesse dar carinho pelo simples fato de querer se dar carinho a alguém?Não teriamos a melodia das vozes graves e firmes para ouvir. Não teriamos a sensatez masculina nos ambientes de trabalho (admito, um ambiente de trabalho muito feminino é peçonhento.rs..as mulheres não são tão solidárias umas com as outras..) e nem tão pouco os elogios que só dos lábios de um homem são mais prazerosos de se ouvir. Um mundo só com mulheres não seria fantástico!  :-)

Feche os olhos agora, e pense em um mundo seu seu pai, seu irmão, seu namorado, seu esposo, seu sobrinho, amiguinho de faculdade, e até sem os atores principais de novela e mocinhos de histórias romanticas de cinema, sem seu grande amigo (homem), sem seus irmãos de Grupo de Oração, Movimento e sem os motoristas de ônibus e taxistas (que sempre sabem o caminho certo de tudo, com uma segurança tranquilizadora). Sem meus câmeras e equipe de edição, sempre dispostos a fazer tudo pelas melhores matérias (nas lentes de minha visão feminina da vida, que acaba sempre convencendo-os a isso.rs). Já sei, virou pesadelo o pensamento, não?!

Então, pensando em tudo isso, fiquei imaginando, será que não existe um dia em especial também para lembrarmos do homem, da importância dele no mundo, de seu papel na sociedade? E resolvi decretar hoje, 19 de março, na República Federativa Independente chamada Fantástico Mundo de Vi, o Dia Internacional dos Homens!

E pensando em todas as qualidades que só os homens têm, e nas tantas virtudes que o homem de hoje não guarda, pensei em fazer deste dia um momento de reconquista da figura masculina. Um modelo a seguir? José. Ou melhor, São José, o Castíssimo esposo da Virgem Maria, pai adotivo de Jesus. José, o homem justo e trabalhador.

Meu modelo de homem ideal não passa pelos critérios de barriga tanquinho, braços fortes e bem definidos, com bícepes imponentes; não passa também pelo tamanho da conta bancária, nem pela marca do carro, ou ainda pela quantidade de amigos que têm, ou pelas coisas que possui ou faz. O modelo de homem pra mim, está na figura deste homem aí em cima na foto: trabalhador, justo, com lirio da Pureza nas mãos, representando a castidade e o Menino Jesus nos braços, significando toda a humanidade que ele também guarda e protege, assim como  o fez com seu Filho adotivo.

Porém, antes de decretar  hoje a data como oficial nestas terras, tomei o cuidado de verificar se havia alguma data para o Dia Internacional do Homem, e  achei no wikipédia o dia 19 de novembro. Ah, não vi nada de fantástico nesta data, tirando o número 19 - muito significativo, por ser o Dia 19 de março, dia de São José -, então resolvi mudar. Por isso, aqui, neste fantástico país e mundo, desterritorializado mas territorializado ao mesmo tempo (McLuham), decreto que o dia 19 de março, Dia de São José, Castíssimo Esposo da Virgem Maria, Patrono da Igreja, seja o Dia Internacional dos Homem. Tenho dito!

Minha eucaristia de hoje, Solenidade de São José, por eles, pelos homens do mundo inteiro! E meu rosário, por todos os que são homens e ainda nao descobriram a graça de o serem.

Beijos, Deus os abençoe, de modo particular os homens. Vi.

4 comentários:

  1. De fato, Virgínia, o que seriam de vcs sem nós!?

    ResponderExcluir
  2. ha ha ha sem comentários. Deus te abençoe. Vi

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas visitas. Vou resolver logo, logo, o problema dos comentários que ninguém consegue fazer.

    ResponderExcluir

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...