terça-feira, 30 de março de 2010

A traição de Judas


O Evangelho desta quarta-feira da semana santa fala sobre a traição de Judas. Terça-feira falava sobre a traição de Pedro. Dois casos de traições emblemáticas nas narrativas sagradas, e dois casos de encarar de forma distinta as nossas fraquezas.

Pedro também traiu Jesus, e teve a oportunidade de olhar nos olhos dEle quando isso aconteceu. Por três vezes negou Aquele a quem havia jurado fidelidade eterna. Judas traiu Jesus com um beijo. O primeiro, arrependido, chorou amargamente, e foi capaz depois de se redimir. O segundo, suicidou-se. Não aguentou o  peso de sua atitude infiel.

Será que Jesus amaria menos Judas do que amou Pedro?! Nunca. Jesus sendo Deus nunca deixaria de perdoar um pecador verdadeiramente arrependido. Porém, vejam, os dois tomaram atitudes muito distintas. Pedro resolveu apostar no perdão do Senhor. Enfrentar suas limitações, admitir seus erros, e dizer, "Mestre, eu quero continuar te seguindo. Errei, tu sabes disso! Tu sabes tudo, Senhor, sabes que te amo, mas, sou falho. Sou pecador, cometo erros que não quero e o bem que desejo não consigo, mas, te peço, aceita-me de volta, quero recomeçar"

Se alguém me pedisse para redefinir em uma só palavra o significado das palavras  Perdão e Arrependimento, definiria a primeira como Libertação e a segunda como Recomeço.

Perdoar é ter a alegria de libertar alguém do peso de seus erros cometidos, de suas faltas muitas vezes impensadas; É ter a alegria de reconciliar, ligar a pessoa novamente aquilo que antes era um só Já arrepender-se é o mesmo que recomeçar. Voltar ao caminho antes tomado, e querer fazer as coisas diferentes.

Judas não confiou na misericórdia de Deus. E Pedro, não por ironia do destino, nem tão pouco por coincidência, experimentou na pela o porquê da pergunta que ele mesmo fez quando quis saber de Jesus quantas vezes deveriamos perdoar alguém. Tenho certeza que no caso dele, não foi apenas três vezes, tanto que Jesus deixou o sacramento da reconciliação para que todas as vezes que o negassemos, ou que o vendessemos por um saco de moedas, pudessemos ter a confiança de olhar pra trás, para a besteira cometida e dizer: Eu não quero isso, que fazer as coisas certas agora, e voltar...

Senhor Jesus, sei que muitas vezes te traí com vários beijos (não apenas um), com vários saquinhos de moedas de prata, e alguns deles, nem prata tinha...neguei-te 70 vezes..e temo fazer isso outras tantas, por minha natureza debilitada pelo pecado; mas, quero confiar em Tua Misericórdia e desejo com isso que estejas em minha vida sempre aberto a me perdoar, porque não posso viver sem Tua Misericórdia. Amém.

Um beijo no coração de todos! Que o Senhor, não olhando para o coração contrito de todos, para o choro amargo e sincero de arrependimento de cada um de nós, possa sempre nos acolher de braços abertos. Tal como o pai na parábola do Filho Pródigo, com um abraço apertado, um beijo amoroso e roupas novas para a festa que é voltar pra Casa do Pai. Assim seja.

Vi ;-) Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...