quinta-feira, 1 de abril de 2010

E agora, Senhor?


Hoje pela manhã conversava com minha mãe (um abraço, Dona Marlene. Amo você, mãe!) sobre a Santa Missa, Lava pés, Instituição da Eucaristia e Santos óleos. Acertou quem acha que a conversa foi motivada pelo dia de hoje, Quinta-feira Santa.

Conversávamos sobre alguns hábitos cultivados durante anos, pelos mais antigos, sobretudo, no que diz respeito a Semana Santa, e sobre o que eles realmente significam. Iamos para o centro da Cidade, e olhávamos as ruas do centro de São Luís abarrotadas de gente, e sons ligados, pessoas falando alto na rua, nem parecia quinta-feira santa, parecia mais um sábado.

Ela dizia que em sua época de criança, na quinta-feira santa já não se fazia barulho de nada. Todos silenciavam e falavam baixinho e as mães diziam as crianças "Chiiiiiii! Silêncio, Jesus tá dodói". E todo aquele folclore popular que conhecemos de ouvir os mais antigos falarem: uns não tomavam banho, outros não penteavam os cabelos e criança malina só apanhava no sábado de aleluia (que é o Sábado Santo, na verdade).

O certo é que com todo esse "zelo" com a Semana Santa, algumas coisas não mudaram. Muito deixam de comer carne para comer peixe seco na sexta-feira santa, sobretudo o bacalhau. E no dia do jejum, faz-se um banquete homérico, com todas as iguarias de tortas, vatapá, comidas com mariscos e peixe. Tudo isso, por ser sexta-feira feira santa, dia de jejum  (pois foi o dia em Cristo passou o dia inteiro sem comer ou beber e sofreu por nós) :-O

Eu não quero fazer um post catequético, acredito que você poderá encontrar explicações sobre o tríduo pascal em sites católicos, com muito mais riquezas de detalhes, informações e embasamento teológico, que o meu humilde fantástico blog. Quero apenas lançar um olhar, daqueles simples e fantásticos, sobre as coisas, tal como me propus fazer neste espaço. Quero convidá-los a ver que o fantástico da quinta-feira santa, não está no dia único dela.

Quando os discípulos se viram acuados e com medo do que poderia acontecer com eles, depois da morte de Jesus, antes da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria no Cenáculo, imagino que eles se perguntavam: "E agora, Senhor?". E, após o Batismo no Espírito Santo, narrado por Lucas no livro dos Atos dos Apóstolos, tudo mudou, tudo ficou claro! A tristeza, a preocupação, o medo do que poderia acontecer com eles já não rondava as suas almas. Estavam seguros em Deus. Tinham certeza, Deus estava com eles!

Aquela Quinta-feira Santa, que antecedeu todo o processo de libertação, igual o que aconteceu com o povo hebreu na saída do Egito, onde celebraram a Ceia do Cordeiro Pascal, não seria celebrada por eles apenas uma vez no ano, apesar da data continuar a existir. Ela seria celebrada em cada missa, em cada partir do pão, em cada consagração do Pão e do Vinho em Corpo e Sangue do Senhor.

Deus está no meio de nós! Nestes dias reviveremos o que foi-nos instituído há anos, desde o povo hebreu, para memorial da Ceia do Cordeiro Pascal, Imolado verdadeiramente na Cruz, quando Cristo, o Cordeiro em macha, deu a vida por nós. Acreditar nisso é Graça do Espírito Santo. E o Espírito Santo, em tese, todos os católicos possuem, todos os batizados.

Acho estranho católicos que não vão à missa, e pessoas que comungam sem entender porque o fazem. Alí, naquela Hóstia, não é apenas um pão ázimo bento, é O Próprio Deus! Cristo que se doa para cada um que se deixa encontrar.

Por isso não é interessante fazermos silêncio (só) na semana santa, mas passarmos o ano inteiro falando alto na Igreja antes, durante e depois da missa, no local onde o Senhor foi sacrificado e ressuscitou para nos salvar.

Olha para  a imagem escolhida para este post. Não escolhia-a aleatória, escolhi porque passa pra mim: aconchego, tranquilidade, acolhida, segurança. O Senhor, senta com os apóstolos para a última ceia com eles. E em cada missa, o Senhor se dá para nós. É o milagre da fé. O vinho que se torna Sangue e o pão que se torna Corpo do Senhor. Só a fé explica isso!

Quantas vezes você gostaria de ter um  milagre em sua vida? Fico pensando nestas igrejas neopentecostais atuais, que vendem o céu em troca de dinheiro, quando Deus na verdade quer  só nosso coração. E prometem milagres porque o povo quer vê-los. Bom, em cada missa você tem o milagre de um Deus que se entrega por ti para te dar vida nova.

Quantas vezes você acorda pela manhã e diz: Meu Deus, com eu queria reconstruir minha vida, fazê-la de novo, começar o que preciso começar, reconstruir o que precisa ser construído, como eu preciso de um milagre. Na missa, Cristo nos dá vida nova, recomeço, Ele nos reconstrói e realiza um milagre em nós: de um coração e corpo humano comportarem Deus. Em nenhuma outra religião o próprio Deus se dá pelos seus fiéis.

Nesta quinta-feira santa, quero convida-los a viverem cada dia como o Dia da Instituição da Eucaristia. Não espere a páscoa para comungar, para ter O Senhor, faça isso todos os dias, se possível. E quando menos esperar, por se tornar um só corpo com Ele em cada comunhão, assim, também, você se transformará e transformará os que estão a tua volta.

Peço perdão hoje, Senhor, pelas vezes em que ignorando a maravilha de Te ter em minha vida, não dei valor a Tua presença na Eucaristia.

p.s- Aguardando o Domingo da Ressurreição...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...