quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Resistência


Em 1984 eu tinha cinco aninhos, mas nunca esqueci esta imagem acima. A suiça Gabriele Andersen-Scheiss, na Olimpíadas de Los Angeles. Na época eu não entendia muito bem o motivo de tanto espanto por uma mulher que estava fraca por ter andado muito. Esta era a minha explicação, do alto dos meus cinco anos de idade ao ver aquela mulher cambaleando e o povo aplaudindo na TV.

Achei esta foto procurando alguma imagem que falasse sobre resistência no campo espiritual. Poderia escolher a imagem de algum santo, certamente encontraria vários (de minha devoção, inclusive) que exemplificassem com suas histórias a resistência na fé. Mas poderia ser que alguém, por vê-los com as honras do altar, o vissem como exemplos de vidas inatingíveis - o que não o são. Então, peguei esta foto para falar sobre  a resistência na fé, mas usarei-a com inspirações evangélicas.

Andersen-Scheiss competiu com 37 atletas. Era a primeira vez que as mulheres disputavam a maratona, com uma distância de 42,195 km, tradicionalmente a última prova de uma olimpíada. Eu estava enganada, ela não estava apenas cambaleando pelo sol. A cena registrada pelo flash acima tinha um contexto: segundo as normas da época, ela não poderia receber cuidados médicos durante a prova, com pena de ser desclassificada. Ela estava desidratada, transtornada pelo calor forte e pelas cãimbras e por ter 39 anos, decidiu que concluiria a prova, mesmo com tudo isso, pois não teria outra chance em uma olimpíadas, por conta da idade.

O que tem a ver a jovem (?) Andersen-Scheiss com a resistência espiritual? Caros amigos, hoje eu pensava  sobre meus pecados. No quanto tenho que realizar verdadeiras provas de superações para todos os dias conseguir passar na faixa de chegada, e no outro dia ter que recomeçar tudo de novo. Não é tarefa fácil, amigos. Talvez por isso São Paulo tão bem comparou nossa vida cristã com o ritmo de vida dos atletas.

Eu não tenho 39 anos, tenho 32, incompletos ainda, diga-se de passagem (completo os 32 no dia 13 de maio deste ano), mas todos os dias me pego nesta mesma labuta desta cambaleante atleta em linha de chegada, por não saber se esta será ou não minha última olimpíada.

Andress nem chegou em primeiro lugar, mas sem dúvida as pessoas lembram mais dela do que o primeiro lugar nas Olimpíadas de 84. Superação, amigos. Ela se superou e tornou-se um exemplo por isso.

Gula, fofoca, adultério, sexo fora do casamento, julgamentos, raiva, medo...tantos obstáculos temos que enfrentar todos os dias nesta nossa luta por chegar ao Céu, nossa linha de chegada. Quantas cãimbras, quantas vezes nos sentimos desidratados, quase que achando que não conseguiriamos, cambaliantes, sem achar que temos direito sequer a auxílio médico... afinal seria bem mais fácil não lutar contra a nossa natureza. Sim, porque o que é a  superação do que você querer passar por cima de algo que naturalmente se opõe a você. Tendo em cada um de nós duas naturezas, uma da carne e outra do espírito, claro que seria bem mais fácil ceder ao que na carne nos faz.

Acreditem, São Paulo não exagerou a comparar os esforços físicos de um atleta com os esforços espirituais que precisamos fazer para conseguir chegar ao Céu. Nada, mesmo. Resistir é a palavra para chave para superar o que surge no caminho. Na física, resistência acontece quando um corpo resiste a força contrária. No caso da resistência elétrica, alguns pontos precisam ser levados em consideração:

1- A resistividade de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento.



2- A resistividade de um condutor é tanto maior quanto menor quanto mais fino for o condutor.

3- A resistividade de um condutor depende do material de que ele é feito.

4- A resistividade de um condutor depende da temperatura na qual ele se encontra.
 
Pontuemos então: quanto maior o tamanho da tentação, maior terá que ser a resistência; quanto mais frágil for a vontade, maior terá que ser a resistência; quanto menos consistente na oração e na vida espiritual formos, maior terá que ser a resistência; e, por fim, porém não menos importante, quando maior ou menor for a intensidade com que se conduz a vida espiritual, maior terá que ser a resistência.
 
Analisando assim, somos tentados a achar que todos o esforço para atingirmos nossa meta de chegar ao Céu, depende unicamente de nós. Mas não é. Temos o auxílio divino, o Espírito Santo de Deus, para nos ajudar neste caminho. Por nossa parte, só é preciso uma única coisa, a decisão.
 
Andress sofreu porque precisou usar toda a sua reserva humana (física) para conseguir chegar onde queria. Mas nós, não contamos apensa com nossas forças. Não são nossos esforços, embora assim pareça, que nos ajudam a vencer a tentação. Podemos até cambalear e usar da vontade física, mas é no simples ato de decidir querer o que Deus quer, que reside a nossa força. O nosso Auxílio Médico, nosso socorro, vem antes de encerrar a corrida e se pedirmos, não seremos desclassificados. Pelo contrário, se pedirmos, é sinal que entendemos que sozinho não temos como chegar lá. E se o fazemos, é porque não queremos ficar sem o prêmio.
 
Amigo, amiga, irmão, irmã, peço a Deus que hoje nos dê a graça de resistir. Ainda que doa fisicamente, ainda que soframos por lutar contra pensamentos e sentimentos, sempre, em todas as vezes que sentir que precisa, clame o Auxílio médico divino, clame o Espirito Santo. E Ele virá em nosso socorro!
 
Tá com cãimbra? O corpo parece não obedecer mais a sua vontade mental, clame a Deus, Ele virá em seu socorro. E lembre-se: Em Deus, somos mais que vencedores!
 
Fantástica Vi.




4 comentários:

  1. Qual é o sentido de nosso viver? Para que existimos? O que fazer diante de tantas tribulações?? É realmente bem tocante este tema de RESISTIR do qual a Vi nos coloca!! Toda esta situação de pequenez nos atormenta como se fosse grandes coisas... Quando na verdade não são!! O que faz alguém subir no quarto andar e se jogar? POis é foi o que aconteceu com meu vizinho!! Az vezes fico pensando até onde vai nosso amor pelo outro... Percebo que a pior derrota é quando agente perde para nós mesmos!! Como a Vi bem coloca ai alguns obstáculos! Levante-te e ande!! Já tá na hora de sermos luz para iluminar o mundo e sal para dá sabor para as coisas!!

    att

    Márcio Roberto
    - Banda Católica Oz Piradinhos
    Renovação Carismática Católica do Piauí

    ResponderExcluir
  2. Paz e Fogo, Márcio! Obrigada pela visita, querido. Que o testemunho de vida, a vida de oração e o amor que segue no coração dOz Piradinhos, que os moveu abraçar a loucura da Cruz para a glorificação de Deus, possa contagiar a juventude do Brasil! Deus abençoe tua missão, querido. Bjs. Fantástica Vi.

    ResponderExcluir
  3. Virginia, este consideravelmente foi um bom tema...não menosprezando os outros, mas foi o que mais me tocou. Porque RESISTIR, principalmente para nós cristãos e filhos amados de Deus, não é uma tarefa fácil, mas é precisamos ser convictos de que não estamos sozinhos nessa batalha e muitos desistem por não perceberem a presença de Deus, firme e atuante, pois como uma certa música diz muitas vezes nos encontramos cegos, cegueira espiritual!

    Muito bom texto,
    Paz e bem,

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fantástica Mayra :-) Que bom que gostaste do tema. Deus é nosso auxílio e podemos sempre contar com Ele. Deus te abençoe, querida. Espero poder contribuir sempre.rs. Bjs. Fantástica,Vi.

    ResponderExcluir

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...