quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Foi ciúme, sim..."


Que atire a primeira pedra quem nunca se viu atingido pela "flexa do ciúmes". Opa! Quem foi esse?? Quem? Quem foi que me jogou?Ô dorzinha chata que surge quando sentimo-nos ameaçados, ou menos amados, ou mesmo trocados, por quem queriamos amor eterno.

Ah, claro, quando falo de ciúmes aqui não me refiro somente ao ciúme entre esposos ou namorados, como a foto acima sugere. Mas, falo de todos os tipos de ciúmes: por nossos pais, pelos amigos, filhos, brinquedos.rs. Mas, de todos o que mais marca, sem dúvida, é o ciúme entre os amantes (os que amam)...
Eu nesses dias fui atingida por essa flexa. Foi terrível. Um auê terrível. Maior vexame! Não que eu tenha feito escândalo, não foi isso. Mas, foi como se fosse...a idéia de cobrar de uma pessoa atenção e exclusividade é algo cruel demais para quem deseja receber isso de forma espontânea. e não coersitiva. Senti-me muito mal, e por isso mesmo, fiz um trato comigo mesma que espero me ajudar a não ter mais crises:
1- Não vasculhe orkut, sonico, fotolog, ou qualquer outro tipo de site de relacinamentos de seu namorado ou namorada, ou ser amado, esperando achar alguma coisa. Quem procura acha...e às vezes, a nossa imaginação fértil e mal educada, acha mais coisas do que deveria;
2- Não cobre atenção das pessoas que ama. Isso é chato pra você, e super desconfortável de quem está sendo cobrado. O amor é um ato gratuito, não cabe nele cobranças.
3- Porém não menos importante...não seja apegado (a) às pessoas. O amor mais precioso desse mundo é o de Deus, e ninguém precisa mendiga-lO para ter. Cobrar atenção e ter crises de ciúmes, acaba meio que fazendo com esse amor todo de Deus, fique de canto...O amor de Deus é gratuito. Não precisamos mendigar atençaõ e carinho de ninguém. O amor deve ser gratuito.
4- Nunca se esqueça de pedir desculpas a pessoa se a tratou mal depois de uma crise. Perdão é fundamental no amor. Só não se esqueça que pode ser uma reação natural da pessoa, não ser tão receptiva a sua reação. Dependendo da cena que vc fez :)
Bom, no mais, finalizando o assunto. Estou bem melhor agora. O ciúme foi embora. Eu já pedi desculpas, fui perdoada, estou com o coração aberto e espero que Deus me cure com muito amor sempre. Amém.
Deus abençoe a todos. Vi.

3 comentários:

  1. Sempre digo pro meu namo.."não me provoque ciúmes, pois viro a pior das pessoas quando estou neste sentimento": vingativa, rancorosa, chata etc..Ao ínvés de querer a pessoa, fico querendo jogar tudo pro alto e largar tudo de mão. POr isso não acredito em "ciuminho do bem", "pra demonstrar interesse pela pessoa amada". No meu caso específico, claro...

    ResponderExcluir
  2. Realmente o ciúme é insegurança em todos os sentidos como dissestes.Estamos sempre colocando a nossa felicidade nas mãos das pessoas e isso nos faz inseguros. No dia em que criarmos a consciencia de que nao devemos colocaresse fardo nas pessoas que amamos ,estaremos nos livrando de sérios problemas e livrando as pessoas que amamos também.Bjus. Flavia

    ResponderExcluir
  3. :) É verdade Flávia! Sábias palavras, minha amiga guru :) Deus te abençoe, Vi.

    ResponderExcluir

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...