terça-feira, 8 de setembro de 2009

São Luís do Maranhão

Sim, para os desatentos que de repente não tenham visto meu perfil, moro em São Luís do Maranhão. Lembrei que certa vez fiquei quase um dia inteiro no meu primeiro ENJ tida como inexistente, e já beirando o desespero ( a confirmação da inscrição garantiria toda a minha estadia no local) descobri o que houve: eu fiquei registrada como São Luís, mas, como não havia especificado, colocaram-me em São Luís dos Montes Belos-GO.

Nunca tinha dado importância assim ao nome da cidade onde moro. Na verdade, desconhecia também que existiam duas São Luís :D Ainda bem que só a minha é Ilha.rs

Morar em uma ilha cercada pelo atlântico tem seus encantos. Ainda mais quando trata-se de uma jovem cidadezinha com 397 anos de idade, que respira lendas e exala poesia. Além disso, conviver nesse clima centenário e ao mesmo tempo com tanta modernidade é encantador.

Eu não gostava de São Luís até o ano de 2002 (talvez isso explique a falta de interesse em saber sobre outras de nome homônimo). Perdoe-me, minha Ilha amada, eu tinha pouco mais de duas décadas de vida, não sabia nada sobre o amor para poder conseguir ver tuas belezas por trás de tantos defeitos versados nas malignas línguas que te maldiziam. Todos passaram, tu não passarias!

São Luís teve um momento de destaque na história do Brasil, por ocasião da gestão do Marquês de Pombal, no séc.XVIII. Durou pouco tempo, por sinal, e fora esse período, a cidade além de colônia de Portugal, foi uma das últimas a aderir a independência do Brasil. Talvez por isso, não raras vezes, sentimos a sensação de vivermos em outro país. Ranço histórico, talvez...

Isso tudo, agregado ao já tradicional jeitinho xenofóbico sulista-centroestano-e-sudestano de ser, onde o NE é sempre o lado coitado do país (estou sendo eufêmica, pois na verdade, a impressão que dá em alguns comentários é de que um certo ar semelhante ao que o nazista Hitler transpirava, paira na fala de algumas pessoas ao se referirem ao nordeste) me fez durante um bom tempo dar ouvidos ás más línguas. Como diz o grande São Tito “tudo é puro aos que são puros”.

Bom, o fato é que até o ano de 2002 eu não observava São Luís. Nada me atraía nesta cidade na qual a antiguidade mais me afastava que me aproximava. Mas o tempo passou e junto com ele chegou a tão feliz maturidade, que me permitiu enxergar com as lentes do amor essa linda cidade. E as lentes do amor são lentes especiais, conseguem sempre ver as virtudes bem maiores.

Exupéry, no Pequeno Príncipe, diz que só se ama o que se conhece. Eu não conhecia São Luís, essa era a verdade. E quem a maldiz, também não a conhece. Se olharem com demora, e generosidade (e nem precisa ser tão grande) verão quantas belezas ela possui.

O segundo maior litoral do país, a única capital fundada pelos franceses, cidade pacata, e embora às vezes se pareça uma sesmaria, dado seu aspecto provinciano, é uma cidade maravilhosa de se viver.

Não ouso acrescentar mais um verso para elogiá-la. Muitos poetas, mais gabaritados do que eu já o fizeram, mas, quero deixar aqui meu aviso aos navegantes: São Luís é uma Ilha encantadora. Ilha dos Amores. Ilha de Deus (I Jô 4,8). E se um dia por aqui passarem “desfrutem os primores que só encontrarão por cá’.

Deus abençoe a todos. FELIZ ANIVESÁRIO SÃO LUÍS!

2 comentários:

  1. Saudades de São Luis...quando será q vou aí de novo? Nem eu sei..mas bem que queria...

    ResponderExcluir
  2. Olá, navegante anônimo! Deus te abençoe e te encha a vida de ricas bençãos. São Luís é fantástica! Se passares por aqui novamente, deixe um comentário registrando sua passagem :) Vi.

    ResponderExcluir

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...