domingo, 6 de dezembro de 2009

2ª Semana do Advento Rubro Negro - Parte II


Pe. Antonelo Cadeddu pregando em um Rebanhão (encontro de Carnaval promovido pela Renovação Carismática Católica no Brasi inteiro) em São Luís (MA) falava da experiência da comunidade que ele coordena em São Paulo, capital.
Dizia que durante o Natal, no período de Advento, eles procuram promover em locais estratégicos da cidade (rodoviárias, metrôs, Praça da Sé, etc), manifestações de amor, com faixas, serenatas, teatro na praça, corais, recitais, com a motivação de que chegaria O Aniversário mais esperado do ano, o do Menino Jesus. Preparavam, inclusive, faixas dizendo " Ele nasceu!", "Feliz Aniversário Jesus!", e outras coisas mais, buscavam criar na cidade um clima devido de espera por Aquele que haveria de vir: Jesus!
Fora o testemunho do Pe. Antonelo, nunca vi na TV ou jornais, ou mesmo sites seculares, notas ou coberturas falando sobre o assunto. O que demonstraria (em tese) que o acontecimento foi considerado relevante pela grande mídia. Mas, vi reportagens sobre Cristotecas, e o trabalho do padre e sua comunidade com os jovens. Porém, Natal com esse impacto todo, não vi.
Daí, indo para a missa hoje, Dia do Senhor, e segundo domingo do Advento, fiquei observando a cidade (experimente fazer isso, é algo muito produtivo. Olhar a cidade devagar enquanto tantos passam por ela com pressa. Seja um flâneur! Às vezes é bom!) e os cidadãos flamenguistas que transitavam eufóricos, mesmo antes do jogo começar, com a certeza da vitória.
Carros com bandeiras coladas. Camisas penduradas nas janelas dos carros e ônibus. Hino do Flamengo em alto volume em quase todos os carros que possuíam um sistema de som considerável. A cidade transformou-se em uma verdadeira torcida organizada rubro negro.
Na missa, cadeiras vazias. Será que viajaram por conta do feriado? (Espero!) Ou o jogo mais esperado do Campeonato Brasileiro havia detido esses critãos (torcedores) em casa? Bom, começada a missa, fogos logo após o primeiro GOL do Flamengo contra o Cruzeiro. O rapaz responsável pelo som da missa até esqueceu de ligar os retornos das caixas por conta da TV ligada - durante a missa, discretamente - no jogo. Enfim, uma verdadeira lástima! Pois, apesar de ser flamenguista, sou antes disso, cristã e católica. E foi aí que na volta pra casa, pensei nessa Segunda Semana do Advento que acabou sendo uma semana Rubro Negro.
Por instantes, comecei a sonhar com as ruas também cheias de torcedores critãos. Que levassem bandeiras nos carros, camisas com frases empolgantes "Eu torço porJustificar Jesus! Ele é a minha paz", ou ainda, "Uma vez com Cristo, sempre com Cristo". Ah, e as músicas!! Uma mais linda que a outra tocando nos carros em volume alto, e ninguém se incomodando, porque todos, nas paradas, ônibus, avenidas, ruas, calçadas, todos, sem exceção, estariam querendo ouvir o Hino da Vitória: "Vem, Senhor Jesus!".
E o Menino Jesus estaria em todos os adesivos de carros, e a bandeira da Paz de Cristo estaria estampadas em todas as janelas de coletivos e até nas bicicletas que passassem. Ah, como seria lindo! Todos os motoristas ao verem as bandeiras da paz no veículo encostado ou que passasse ao lado do seu, buzinaria, em sinal de respeito e alegria "Alí está um cristão!", "Cristo nasceu naquele coração!". E as pessoas sorririam (tal como os primeiros cristãos) ao se reconhecerem na rua, torcendo pelo mesmo ideal, o de ver Jesus Voltar! Ah, que alegria!
Não, caros amigos, eu não estou torcendo contra! Não estou dizendo que a animação de hoje, da torcida Rubro Negro pelo Flamengo foi algo não-louvável. O que quero dizer é que, por instantes, sonhei com cristãos tão empolgados e destemidos por um ideal (Viver Cristo!) como os torcedores do Flamengo são pelo seu time (só lembrando, eu também torço pelo Flamengo). Na boa, nem a vitória do São Paulo com o Pentacampeonato, parou o Brasil como o jogo de hoje.
Daí, lembrei daquela reflexão do post "2ª Semana do Advento Rubro Negro - Parte I", sobre os times maranhenses, o Campeonato Brasileiro de Futebol, o senso esportivo futibolístico, Indústria Cultural e Análise de Discurso e pensei: Eureka! É isso! Se a maior torcida de time de futbol do mundo, é a torcida do Flamengo, e se ela consegue parar uma cidade como aconteceu hoje, e fazer pessoas no mundo Brasil inteiro pararem para assistirem a um jogo, e vibrarem como se estivessem em campo, jogando...então, tá tudo resolvido! Ora, vamos converter a torcida do Flamengo! :-)
Que nesta segunda semana do Advento, onde esperamos O Aniversário do Ano - O do Menino Jesus - possamos viver como verdadeiros flamenguistas em decisão de campeonato brasileiro, mas, mudando um pouco o foco da torcida. Vamos torcer para que os "gols" sejam os corações que se voltarão para Jesus e uma vida mais humana e solidária, e mística. E, que a nossa vitória, A Grande Vitória, seja tão esperada quanto a final do Brasileirão. E possamos gritar para o mundo inteiro ouvir (já que seremos a maior torcida do mundo):
"Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens por Ele amados!"
Uma boa semana de Advento para os flamenguistas, e para os que torcem contra também. Afinal, meu espírito cristão me manda amar os que torcem para todos os times. Mesmo os que não são HEXA :-)
Beijos no coração e que Deus os abençoe. Vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...