segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

FRATERNIDADE E VIRGÍNIA


Sem querer me tornar um organismo da CNBB, lanço agora uma Campanha pessoal de conversão e gestos concretos para durante a Quaresma: Fraternidade e Virgínia. Com o lema: "Para mudar o mundo, preciso mudar meu coração" (Ez 36, 24-38).

A foto acima é da Campanha da Fraternidade  de 1979, ano do meu primeiro nascimento, e lembro dele hoje, depois de alguns anos que nasci de novo (abril/1997). Para os não cristãos a Quaresma poderia ser traduzida como um tempo de mudanças de atitudes, reavaliação da vida e de reeducação de hábitos. Hábitos alimentares (com o jejum), hábitos nas relações interpessoais (com o próximo, e os gestos caritativos, de modo especial, ajudando os necessitados) e reavaliação de nossa vida espiritual (pensando sempre numa coerencia com nossa vida e nosso relacionamento com a fé que professamos).

No Brasil, desde 1964 a CNBB propõe temas para serem refletidos, e que façam com que a Quaresma torne-se de fato um período celebrado e vivido pelos fiéis. Um período de mudanças concretas e não apenas memórias históricas-espirituais. 

Pensando nisso, lembrei da frase do Papa Bento XVI dita no Angelus do último dia 21 de fevereiro, na praça de São Pedro: "O cristão muda o mundo, melhorando a si próprio".

"Cristo veio ao mundo para nos libertar do pecado e do fascínio ambíguo de projetar a nossa vida sem Deus. Ele o fez lutando em primeira pessoa contra o Maligno, até a Cruz. Este exemplo vale também para nós: podemos melhorar o mundo começando por nós mesmos, mudando com a graça de Deus, aquilo que está errado em nossa vida".

Lembrei então da CF 2010 "Economia e Vida" e pensei: não posso fazer com que os Estados Unidos e demais países ricos anistiem as nações do terceiro mundo de suas dívidas com eles; não posso fazer com que empresários gananciosos construam suas fortunas a custo de desgaste emocional, físico e espiritual de seus funcionários; não posso obrigar jovens que gastam em um lazer de fim de semana o que alguns pais de família demorariam um ano de trabalho suado e sofrido para conquistar. Mas, posso com minha mudança pessoal tornar o mundo diferente. Porque querendo ou não, se mudo de vida e mentalidade, o mundo a minha volta também se modifica.

Impossível não observar a mudança de comportamento dos outros. Que o diga as frases que quem frequenta a Igreja escuta de seus familiares "Ah, nem parece que fulano frequenta a Igreja, olha como ele fala com a mãe? Olha como se comporta em casa? Olha como ele..." Enfim, eu - e não tenho pudores em falar - já ouvi esta frase inúmeras vezes de meus familiares.

E aqui faço a seguinte colocação: podemos ouvir isso a vida toda e achar que isso é frase de quem não frequenta a Igreja diz para chatear os que professam a fé; ou podemos olhar para nossas vidas e perguntar: "em que posso mudar para não ouvir mais isso?".

Esta é a diferença entre quem admite seu erro e tenta correr atrás para se tornar uma pessoa melhor, e a pessoa que enxerga em suas faltas e defeitos um assessório a mais de fábrica, impossível de ser modificado pelo simples capricho de querer sempre poder dizer como Zé Galo (ex-técnico da seleção brasileira): "Vocês vão ter que me engolir!". A velha síndrome de Gabriela "Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim...".

E, vou além, esta é a diferença entre cristãos e as pessoas que não têm o espírito cristão (existem pessoas que mesmo professando outra fé, conseguem enxergar em Cristo um modelo perfeito de vida). As primeiras, sempre vão buscar mudar de pensamento e atitudes, para cada dia mais viverem o Amor de Deus; O segundo grupo, vai sempre achar que não se pode querer mudar o mundo, e que a vida é melhor quando cada um vive seu cada um, sem interferir na vida do outro (como se isso fosse possível).

Lembro, porém, que é impossível viver sem interferir na vida de alguém. Tudo o que eu faço há um reflexo concreto no mundo ao meu redor. Este é o princípio da conversão cristã, onde acredita-se ser possível construir Céus Novos aqui na Terra, quando somos somos o que nascemos para ser: amor.

Fraternidade e Virgínia - porque o mundo merece pessoas melhores para que ele fique melhor.

Um abraço a todos e uma fantástica Quaresma para todos!

Beijos, Vi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...