domingo, 21 de março de 2010

Nosso estranho Amor - Parte II


"Lutemos mas só pelo direito ao nosso estranho amor"

( Nosso estranho amor - Cetano Veloso)


II Parte - Quando sabemos que amamos? 




Ainda pouco li uma daquelas frases que nos faz perguntar o que a pessoa que a formulou tem na cabeça (ou no coração.rs). Dizia que quem começa a definir o amor, conceituar e mensurar, na verdade não ama. Discordo dele, pois uma das características de quem ama é todos os dias refletir sobre o que sente, o que faz, questionar sobre como melhorar este amor, como cativá-lo todos os dias, ainda que não consiga definir.

Fazemos isso com os amigos, pais, irmãos, mas, de modo muito pontual (acho que pelo fato de ser a pessoa com quem nos tornaremos uma só carne, ou que desejamos que se torne) com a pessoa amada (sexo-oposto-amor-namorado-noivo). Veja Jesus, até Ele perguntou a Pedro se o mesmo o amava:  "...amas-me?" Jo 21, 17.

Por mais que no amor não espere nada em troca, é natural querer saber quais as intenções e forças que move a quem amamos. Assim como é natural nos perguntarmos quando será que podemos dizer que amamos alguém?

Penso que independente das características do amor serem únicas, ele se manifesta em cada pessoa de forma particular, até pelo fato de sermos diferentes uns dos outros. No meu caso, nunca me perguntei se estava amando ou não. Cresci com a idéia de que o amor era algo natural (meio que por osmose) entre pais e filhos, entre irmãos, entre amigos. Mas, confesso que com relação ao lado amoroso, sexo-oposto-namorado-noivo, penso que esta relação já não se estabelece de forma tão natural, fazendo com que questionemos (sim) o  amor,  e pensemos nele com um caráter exclusivo, sem precedentes e que só acontece uma vez. Embora amemos muito na vida...

Daí, se formos analisar, todos os amores e relações que temos na vida, neste sentido, quando não dão certo, os ex viram amigos, irmãos. Pois apenas com o nosso amor desejamos viver o eterno.
"Você tem que me fazer um juramento, de só ter um pensamento, ser só meu, até  morrer...mas se mais do que meu namorado, você quer ser meu amado, meu amado mais amado pra valer.
Aquele amado pelo amor predestinado, sem a qual a vida é nada, sem a qual se quer morrer.
Você tem que vir comigo em meu caminho...e os seus olhos têm que ser só dos meus olhos e os seus braços o meu ninho...
E você tem que ser a estrela derradeira, meu amigo e companheiro, no infinito de nós dois"
(Vinícius de Moraes - Minha Namorada, adaptada por mim.rs)

Queremos, precisamos, necessitamos, que ele seja algo permanente, amor verdadeiro, durável, único, especial, pra toda vida. Pois o amor é um lugar de volta. São as referências que temos quando a vida nos deixa com a sensação de estarmos perdidos. Quando amamos, é muito bom saber que no mundo todo de meu Deus, nesse mundo enorme com bilhões de pessoas, tem alguém em especial, que espera por nós e que nos reconhece dela. Um coração e vida que serve de porto seguro para atracarmos nosso barco a velas depois de muitas tempestades.

Daí, acredito ser mais do que natural, para se ter certeza, perguntar, questionar, tentar saber...E aí entra a construção simbólica de cada um para discernir se estamos amando ou não uma pessoa ( no sentido amor-sexo-oposto-namorado-noivo).

No meu caso, que vivo a vida (ou tento ao máximo) pautada nos valores e princípios evangélicos, descobri recentemente (sim, apenas recentemente) que para saber que amamos é fácil, basta pegar Cor 13, 4-8:

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Nâo tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará..."

Então, eu que era acostumada a dizer que amava apenas quando sentia algo por alguém, e algo forte (algo forte?! Aff!), passei a ver que amei todos que passaram por minha vida, pois buscava, de fato, viver o amor em cada um, embora ainda fosse verde, imatura para ele. Porém, não amava ainda na totalidade do amor paulino ( A carta à comunidade de Coríntios foi escrita por São Paulo).

 Eu não estava pronta para o meu amor. Talvez isso explique os anos de espera...("o amor tudo espera").

Então, sabemos que amamos, quando no preto e branco de nossa vida, um colorido se faz perceber. Tal como na foto do post. E quando olhamos para nossa vida sem esta cor, dizemos: não quero viver sem ela( ele, no  meu caso). Isso nos dá alegria e força para o perdão, para superar diferenças, barreiras, dificuldades...nos dá alegria para olhar para o Céu todos os dias e dizer a Deus "Obrigada, Senhor!".

E, por último,porém não menos importante, concluo que como não dá para se viver sem amor, podemos dizer que sabemos quando amamos, quando percebemos que  nossa vida seria menos sem aquela pessoa.

Por isso tudo, e muito mais, posso hoje afirmar, "Sim, eu amo". Ponto.

P.S 1- No próximo falo dele...

P.S 2- Devido o problema que alguns fantásticos visitantes estão encontrando para publicar seus comentários, segue as dicas:

1- Escreva seu comentário na caixa ( Copie e cole em algum lugar seguro para caso de tilte ou falta de luz.rs);
2- Clique em Publicar comentário. Atenção, vai aparecer "Não foi possível atender a sua solicitação. Tente novamente". Não se assuste, você está no caminho certo (isso prova que não devemos desistir na primeira dificuldade hehe As vezes não é indício que não devemos seguir, mas, que é o caminho certo...);
3- Vai aparecer abaixo a caixa para você escrever as letrinhas e confirmar. Você não visualizará direito as letras (não ajeitei ainda a configuração HTML, por isso está dando este problema), então coloque o cursor no final do seu texto e aperte tab até chegar na caixinha de escrever. Quando clicar para confirmar vai aparecer outra guia, a referente a orientação abaixo...

4- Aparecerá uma guia para você colocar seu login do Google, confirme login e senha, e pronto, ele vai aparecer uma guia onde tem seu nome, seu comentário, e avisando que ele está aguardando a moderação da proprietária do blog, eu que vos escrevo. Pronto. Simples assim.rs. .Perdoem-me, mas foi o que precisei fazer para evitar os ataques de vândalos anônimos. Beijos. Aguardo seu comentário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...