domingo, 11 de abril de 2010

Misérias do Coração


Quero pedir desculpas por hoje não querer falar aqui sobre a solenidade da Festa da Misericórdia, celebrada na Igreja no primeiro domingo após o domingo de Páscoa. Acredito que todos terão fácil acesso a ela pela net, em vários sites católicos que explicam a devoção, como surgiu e porque é celebrada.


Hoje, quero falar sobre a Misericórdia, dedicar meu canto, meu tempo e meu pensamento a ela. Detanhamo-nos aqui hoje a esta palavra, a seu significado e a sua efetividade em nosso meio. Acredito que a devoção se tornará mais produtiva, uma vez que compreenderemos a inefável e maravilhosa Misericórdia Divina.

Segundo a Suma Teológica de São Tomás de Aquino, a Palavra Misericórdia significa "um coração comiserado pela miséria alheia" , alguém que vendo a miséria do outro, enxerga a sua, e por isso, se condói, tem compaixão daquele que sofre, como se este fosse seu próprio sofrimento.

A razão da misericórdia existir é o pecado, e aí entra a grandeza da Misericórdia Divina. Se é verdade que a misericórdia é uma virtude e um dom. Dom por ser graça divina, e virtude, por também precisar do esforço do homem, é verdade que ambas foram dadas por Deus a nós para servir ao próximo. Mas, se é mais verdade ainda que só pode ser misericordioso quem reconhece suas misérias, como pode Deus ser misericordioso se nEle não se encontra mancha de pecado, ou mal algum? Em Deus só existe bondade...Amor...

Simples, porque ser misericordioso é próprio de Deus. Não por sofrer com a condição de pecador, mas, por efeito, de quem sabe o quanto o mal fere o coração do homem, que foi feito para o Bem Maior, Deus-Amor.

Nesta foto acima, que escolhi para o post de hoje e não posso citar porque não achei a origem, creio que exprime o que Deus faz quando tem misericórdia de nós. Ele nos acolhe, nos abraça, nos consola e nos incentiva com isso a sermos melhores, reconhecer que por maior que seja nosso pecado, Deus sempre será maior, infinitamente maior que tudo. E que para receber a graça da misericóridia do Senhor, basta uma coisa, reconhecer-se necessitado dela.

Que neste dia, onde celebramos a Festa da Misericórdia Divina, Deus olhe para nosso coração com misericórdia e nos dê a graça de sermos misericordiosos, porque sendo assim, seremos felizes.

Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia!

Deus os abençoe e seja louvado. Porque Ele é bom e Sua Misericórdia é eterna. Amém.

Beijos no coração, Vi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...