sábado, 11 de junho de 2011

El amor en los tiempos del cólera



Certa vez li que os poetas têm a capacidade de traduzir o amor com lentes de aumento. Conseguem fazer soar em palavras o que precisamos ouvir com o coração. Dos muitos poetas que temos e dos que admiro dois me encantam sobremaneira. Um é Vinícius (de Moraes). Ah, nunca escondi aqui e em outros lugares que o considero o homem que queria para mim. Amaria ser amada por um homem como Vinícius. O homem-poeta que faz de sua amada a estrela derradeira para todo o sempre. Amor pra vida toda, pra se envelhecer ao lado...cuidar...regar..ver crescer e multiplicar. A propósito, amor pra ser amor tem que ser eterno. Afinal, assim nos ensina as Escrituras: "O amor jamais acabará" I Cor 13,8.

Outro que admiro é Gabriel Garcia Marquez. Gosto da escrita dele, da forma como ele me prende às folhas a ponto de já ter me feito passar 5h consecutivas, sem ver o tempo passar, na biblioteca da universidade para ler "Doze contos peregrinos". Foi dele a inspiração para o título deste post .

É claro que este é um post sobre o Dia dos Namorados. Apesar da Fantástica Vi, não ter um Fantástico namorado, não queria fazer um post melancólico e triste, maldizendo esta data tão bonita ou cair na mesmice de ficar lamentando o fato de não ter ninguém ao lado. Nunca tive esse problema comigo, de me sentir movida a ficar triste no dia 12 de junho quando não tenho namorado e ficar com a sensação de parecer estar em uma ilha cercada de "casais de pombinhos" por todos os lados. Fico triste com isso outros dias, não somente no dia 12 de junho  (risos). Então, melhor mesmo é deixar as emoções negativas (melancolia, tristeza, depressão, solidão, angustia) de lado e tentar perceber que a vida é muito mais bonita quando tiramos a amargura do nosso coração e deixamos o Amor reinar! Ah, isso sim é que é viver!

Não quero também fazer o gênero da "mulher bem resolvida", que não precisa de ninguém por perto, pois está psicologicamente bem  e tem explicações filosóficas, teológicas que dão sentido pra tudo na vida.

Quero falar do Amor Eterno, que não é coisa de filme ou contos de fada, mas que existe, sim! Creio nisso e precisamos todos crêr, pois afinal, o mundo já é difícil demais para se ter uma fase de "desencantamento". Não, tudo menos isso!

Então, hoje deparei-me com um livro de Grabriel (Garcia Marquez) que ainda não havia lido: "O Amor em tempos de cólera".  Conta a história de um amor que demorou 51 anos para acontecer. Não quero fazer sinopse de filme aqui, portanto trate de procurar na internet e depois comprar ou locar o livro para ler (eu também vou fazer isso). Mas veja, 51 anos...nossa, só um amor puro sobrevive tanto tempo. Somente um amor autêntico é capaz de sobreviver a tantos anos...

Em tempos de imediatismo, onde a internet e o ritmo de nossas vidas nos obrigam a termos respostas rápidas e prontas em cada vez menos tempo, esperar para que um amor aconteça não parece uma opção muito cogitada. As pessoas têm pressa, dizem que o tempo é precioso por ser raro e quanto mais o mensuram e quantificam, mais escasso e veloz ele fica. Amor pra valer a pena não pode ser assim instantâneo. Tem que ter espera...a semente lançada precisa morrer, depois fecundar, depois crescer, a seu tempo, sem inseticidas ou agrotóxicos. É preciso deixar o amor crescer em passos normais, não disse lento, mas normal. Sem pressa, sem urgência, no tempo dEle, com os passos dEle...mas sempre eterno.

Então, queria deixar aqui neste post uma colaboração aos solteiros e solteiras, aos soltos da vida, que acham não comemorarão o dia dos namorados porque não há namoro.  Na vida há sempre o que se comemorar. Preserve seu Amor no coração. Cuidade dele, mesmo antes de alguém vir. Pois, para se viver Um Grande Amor, é necessário se viver O Grande Amor , e O Grande Amor em nossas vidas mora no Sacrário mais pertinho de nossa casa. Aproveite para pedir ao Espírito Santo (pois amanhã é Dia de Pentecostes, antes de ser Dia dos Namorados), Amor do Pai e do Filho no meio de nós, para que Ele prepare você para amar.

Que o Espírito Santo de Deus nos faça acreditar que amor pra ser autêntico deve ser eterno e para ser eterno, é preciso ser regado com a Água Viva do Espírito Santo.

Então, é isso...planejei escrever outras coisas mas na hora foram estas palavras que saíram. Viva este tempo! Viva o dia de hoje e um dia de cada vez, e sobretudo, viva intensamente, com todo o Amor que o Bom Deus fecundou em nossos corações. Amém.

Um Fantástico Dia dos Namorados para todos! Com a graça do Espírto Santo de Deus. Amém!

Abraços, Fantástica Vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...